A fotografia como proposta teórico-metodológica na formação de professores de química: ensino, interpretação e reflexão crítica
Resumo
Nesta pesquisa, objetivou-se investigar o uso da fotografia como proposta teórico metodológica em um espaço de formação de professores de Química, analisando o contexto e a forma de como os futuros professores implementaram essa metodologia, tendo em vista as possibilidades, cuidados e desafios no planejamento e no desenvolvimento de aulas de Química na componente curricular de Estágio Supervisionado IV (estágio de regência). O estudo se baseia em discussões que envolvem o campo da linguagem, em especial, das representações imagéticas, a exemplo de discussões sobre a especificidade da fotografia e dos aspectos pedagógicos e epistemológicos que constituem o processo de ensino de Química, bem como na defesa da importância dessas discussões no campo da formação de professores de Ciências/Química. A pesquisa desenvolveu-se em três etapas: i) no estudo e na sistematização da temática fotografia no ensino de química, utilizando como fonte o Banco de Teses e Dissertações da Capes (BTDC) e os Periódicos da Capes; ii) no acompanhamento e no planejamento de atividades na componente curricular de Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) durante o primeiro semestre de 2022; e iii) na análise e na interpretação dos dados sobre o contexto do estágio, utilizando a análise textual discursiva. Nos resultados do estudo sobre a primeira etapa, encontrou-se poucas publicações relacionando a fotografia e o ensino de Química no contexto brasileiro e internacional. A segunda e a terceira etapas proporcionaram a produção de duas categorias emergentes, sendo elas: (i) Proposições de abordagens teórico-metodológicas inerentes ao uso da fotografia, em que se apresenta as orientações realizadas no decorrer do semestre, bem como a construção de algumas proposições de abordagens pelos licenciandos e professores envolvidos; (ii) A percepção da fotografia na formação docente em Química, em que se apresenta as compreensões dos licenciandos acerca do papel da fotografia no ensino, seu uso, como recurso e como metodologia para o Ensino de Química; e de uma categoria a priori (i) A fotografia e os níveis de representação do conhecimento químico, apresentando o alinhamento entre algumas atividades desenvolvidas pelos licenciandos e os níveis do pensamento químico de Johnstone e Mahaffy. A pesquisa permite apresentar a fotografia numa perspectiva teóricometodológica para o ensino de Química, a medida em que, como pode ser vista ao longo das discussões trazidas, carrega teorias e cuidados metodológicos para viabilizar e contemplar o seu potencial didático, exigindo orientações e objetivos claros para que seja proveitoso para o ensino. Outros resultados contribuem na percepção de que a arte e o ensino de Ciências têm um diálogo que é maior do que a literatura promove, o que impulsiona para que novas discussões surjam e possibilitem o avanço da leitura e interpretação de diferentes formas de representações em diversas escalas, promovendo um ensino de qualidade aos estudantes e capacitando-os de uma maneira mais crítica em relação às imagens da mídia como um todo. A partir do estudo teórico e da análise do contexto do estágio de regência, houve a produção do produto educacional, com objetivo de possibilitar que as pessoas utilizem melhor da fotografia em aulas de Ciências e/ou Química.