• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM
  • PPGECM: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM
  • PPGECM: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A fotografia como proposta teórico-metodológica na formação de professores de química: ensino, interpretação e reflexão crítica

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Natanna_da_Luz_Dissertação.pdf (1.477Mb)
Natanna_Luz_Produto.pdf (2.793Mb)
Data
2024-12-13
Autor
LUZ, Natanna Antunes da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Nesta pesquisa, objetivou-se investigar o uso da fotografia como proposta teórico metodológica em um espaço de formação de professores de Química, analisando o contexto e a forma de como os futuros professores implementaram essa metodologia, tendo em vista as possibilidades, cuidados e desafios no planejamento e no desenvolvimento de aulas de Química na componente curricular de Estágio Supervisionado IV (estágio de regência). O estudo se baseia em discussões que envolvem o campo da linguagem, em especial, das representações imagéticas, a exemplo de discussões sobre a especificidade da fotografia e dos aspectos pedagógicos e epistemológicos que constituem o processo de ensino de Química, bem como na defesa da importância dessas discussões no campo da formação de professores de Ciências/Química. A pesquisa desenvolveu-se em três etapas: i) no estudo e na sistematização da temática fotografia no ensino de química, utilizando como fonte o Banco de Teses e Dissertações da Capes (BTDC) e os Periódicos da Capes; ii) no acompanhamento e no planejamento de atividades na componente curricular de Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) durante o primeiro semestre de 2022; e iii) na análise e na interpretação dos dados sobre o contexto do estágio, utilizando a análise textual discursiva. Nos resultados do estudo sobre a primeira etapa, encontrou-se poucas publicações relacionando a fotografia e o ensino de Química no contexto brasileiro e internacional. A segunda e a terceira etapas proporcionaram a produção de duas categorias emergentes, sendo elas: (i) Proposições de abordagens teórico-metodológicas inerentes ao uso da fotografia, em que se apresenta as orientações realizadas no decorrer do semestre, bem como a construção de algumas proposições de abordagens pelos licenciandos e professores envolvidos; (ii) A percepção da fotografia na formação docente em Química, em que se apresenta as compreensões dos licenciandos acerca do papel da fotografia no ensino, seu uso, como recurso e como metodologia para o Ensino de Química; e de uma categoria a priori (i) A fotografia e os níveis de representação do conhecimento químico, apresentando o alinhamento entre algumas atividades desenvolvidas pelos licenciandos e os níveis do pensamento químico de Johnstone e Mahaffy. A pesquisa permite apresentar a fotografia numa perspectiva teóricometodológica para o ensino de Química, a medida em que, como pode ser vista ao longo das discussões trazidas, carrega teorias e cuidados metodológicos para viabilizar e contemplar o seu potencial didático, exigindo orientações e objetivos claros para que seja proveitoso para o ensino. Outros resultados contribuem na percepção de que a arte e o ensino de Ciências têm um diálogo que é maior do que a literatura promove, o que impulsiona para que novas discussões surjam e possibilitem o avanço da leitura e interpretação de diferentes formas de representações em diversas escalas, promovendo um ensino de qualidade aos estudantes e capacitando-os de uma maneira mais crítica em relação às imagens da mídia como um todo. A partir do estudo teórico e da análise do contexto do estágio de regência, houve a produção do produto educacional, com objetivo de possibilitar que as pessoas utilizem melhor da fotografia em aulas de Ciências e/ou Química.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15713
Collections
  • PPGECM: Dissertações e Teses [139]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV