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Ascetismo, arte e forma de vida no pensamento do Nietzsche tardio
dc.creator | Araldi, Clademir Luís | |
dc.date.accessioned | 2025-04-12T00:38:24Z | |
dc.date.available | 2025-04-12T00:38:24Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | ARALDI, Clademir Luís. Ascetismo, arte e forma de vida no pensamento do Nietzsche tardio. Dissertatio, Pelotas, v.55, p. 45-63, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-8891 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15671 | |
dc.description.abstract | Pretendemos mostrar neste artigo que Nietzsche também compreende de modos positivos o ascetismo em sua filosofia tardia. A partir da reconstrução dos sentidos do ascetismo na filosofia do espírito livre e na obra Assim falou Zaratustra, defendemos que Nietzsche estima sempre mais o ascetismo dos filósofos em suas obras Além do bem e do mal e na Genealogia da moral. Entretanto, é em 1888, que ele aprofunda a concepção de arte como forma de vida, estreitamente ligada a formas de ascetismo filosófico. Nesse último ano de produção filosófica são desenvolvidos os projetos da fisiologia da arte e da construção de valores estéticos. Assim, o ascetismo, enquanto “dureza do artista”, é condição para a tarefa da transvaloração dos valores, que Nietzsche pretende efetivar em si mesmo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Dissertatio | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ascetismo | pt_BR |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.subject | Forma de vida | pt_BR |
dc.subject | Transvaloração | pt_BR |
dc.subject | Valores | pt_BR |
dc.subject | Asceticism | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Way of life | pt_BR |
dc.subject | Transvaluation | pt_BR |
dc.subject | Values | pt_BR |
dc.title | Ascetismo, arte e forma de vida no pensamento do Nietzsche tardio | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
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