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dc.creatorRauta, Tailline Maiara Webber
dc.date.accessioned2025-03-12T18:10:23Z
dc.date.available2025-03-12T18:10:23Z
dc.date.issued2023-08-29
dc.identifier.citationRAUTA, Tailline M. W. Requalificação de áreas portuárias abandonadas: uma análise sobre as repercussões urbanas a partir de um projeto de intervenção. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15264
dc.description.abstractPort areas have great historical and cultural importance for the cities where they are located, being crucial for their urban and economic development. Coastal cities were the initial landmarks of colonization and a highlight for industries and companies to invest their capital. However, the accelerated changes that occurred in these areas led to the relocation of the ports, leaving the old areas abandoned. Since the 1950s, several cities around the world have been carrying out the recovery of these disused port areas, but despite this, the requalification of these spaces also brought social problems, such as gentrification. Thus, the present work has the general objective of proposing recommendations that may assist in guidelines for the implementation of requalification projects in former port areas, based on the perception and behavior of users, in view of the negative effects of gentrification processes. In the search for meeting the general objective, the work has three specific objectives: a) to historically examine a disused port area, in order to draw a timeline; b) analyze the perception of users in relation to the use of a refurbished old port area, as well as their perception in relation to the emergence of urban consequences; and, c) map the behavior of users in a refurbished old port area. For the development of this investigation, a case study was defined, with the requirements of being a port city, having historically abandoned spaces in its area, in addition to having urban intervention projects. Thus, within the old port area of the city of Porto Alegre, the Embarcadero Pier was selected. To carry out the research, the following methodological procedures were applied: document analysis, questionnaires; photographic survey and behavioral map. The main results obtained in this research demonstrate that the population yearns for places that value the historical heritage of the city and that give new uses to abandoned spaces, since where there is a requalification project implemented, it pleases the majority of visitors, however the way these requalifications are carried out must be reviewed in order to minimize the urban consequences generated.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectRequalificação urbanapt_BR
dc.subjectGentrificaçãopt_BR
dc.subjectÁreas portuáriaspt_BR
dc.subjectPercepção do usuáriopt_BR
dc.subjectCais embarcaderopt_BR
dc.subjectPorto Alegre-RSpt_BR
dc.titleRequalificação de áreas portuárias abandonadas: uma análise sobre as repercussões urbanas a partir de um projeto de intervençãopt_BR
dc.title.alternativeRequalification of abandoned port areas: an analysis of the urban repercussions from an intervention projectpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3687028019111436pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4017049122315867pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Gisele Silva
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2417134708175156pt_BR
dc.description.resumoAs áreas portuárias possuem grande importância histórico-cultural para as cidades onde estão inseridas, sendo cruciais para o seu desenvolvimento urbano e econômico. Cidades litorâneas foram marcos iniciais de colonização e destaque para indústrias e empresas investirem seus capitais. Entretanto, as mudanças aceleradas que ocorreram nessas áreas, levaram a realocação dos portos, deixando as antigas áreas abandonadas. Desde os anos 1950, diversas cidades pelo mundo vêm realizando a recuperação dessas áreas portuárias em desuso, mas apesar disso, a requalificação desses espaços também trouxeram problemas sociais, como a gentrificação. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo geral propor recomendações que poderão auxiliar em diretrizes para a implantação de projetos de requalificação em antigas áreas portuárias, a partir da percepção e comportamento dos usuários, tendo em vista os efeitos negativos dos processos de gentrificação. Na busca pelo atendimento ao objetivo geral, o trabalho possui três objetivos específicos: a) examinar historicamente uma área portuária em desuso, a fim de traçar uma linha do tempo; b) analisar a percepção dos usuários em relação à utilização de uma antiga área portuária requalificada, bem como a percepção dos mesmos em relação ao surgimento de consequências urbanas; e, c) mapear o comportamento dos usuários em uma antiga área portuária requalificada. Para o desenvolvimento desta investigação, foi definido um estudo de caso, com os requisitos de ser uma cidade portuária, tendo em sua zona espaços historicamente abandonados, além de possuir projetos de intervenções urbanas. Desse modo, foi selecionado, dentro da antiga zona portuária da cidade de Porto Alegre, o Cais Embarcadero. Para a realização da pesquisa, aplicou-se os seguintes procedimentos metodológicos: análise documental, questionários; levantamento fotográfico e mapa comportamental. Os principais resultados obtidos nesta pesquisa demonstram que a população anseia por locais que valorizem o patrimônio histórico da cidade e que deem novos usos aos espaços abandonados, visto que onde existe um projeto de requalificação implantado agrada a maioria dos visitantes, entretanto a forma como essas requalificações são realizadas devem ser revistas, a fim de minimizar as consequências urbanas geradas.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Portella, Adriana Araújo
dc.subject.cnpq1ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR


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