dc.creator | Mahfuz, Aracele Rocha | |
dc.date.accessioned | 2025-03-07T23:43:38Z | |
dc.date.available | 2025-03-07T23:43:38Z | |
dc.date.issued | 2023-09-29 | |
dc.identifier.citation | MAHFUZ, Aracele Rocha. Caminhar na Cidade: ressignificação do lugar sob uma perspectiva de gênero. Orientadora: Adriana Araújo Portella. Coorientadora: Gisele Pereira. 2023. 230 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa
de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15217 | |
dc.description.abstract | To make cities better and more livable, it is essential to make them walkable. Walkability promotes urban vitality and serves as a reference for measuring such vitality. However, walking peacefully on the streets of cities is a privilege for a few. Women are the most affected when it comes to walking, experiencing not only negative and demotivating encounters but also having their right to move freely, and consequently, their right to the city, infringed upon. Thus, the present work aimed to analyze how urban design can contribute to the enhancement of women's walking experiences and present guidelines for the development of public urban planning policies aimed at creating safer and more welcoming public spaces, increasingly encouraging active mobility. To do so, a case study was conducted in the Porto neighborhood in the city of Pelotas, Rio Grande do Sul. The chosen location holds great historical value dating back to the time when Pelotas was the main economic and commercial center of Rio Grande do Sul. Currently, after a period of neglect, the area has been gradually revitalized, primarily through projects of the Federal University of Pelotas, which saw the opportunity to expand its infrastructure in the vacant large buildings. To carry out the research, the following methodological procedures were applied: interviews, walking tours, physical surveys, and observations. It was found that urban planning from a female perspective is crucial to overcome gender inequalities and different forms of discrimination against Brazilian women. There is a particular need to include those who are more vulnerable (Black, lesbian, and transgender women) in public policies to strengthen the citizenship of more than half of the population. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ambiente | pt_BR |
dc.subject | Comportamento | pt_BR |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade a pé | pt_BR |
dc.subject | Caminhabilidade | pt_BR |
dc.title | Caminhar na cidade: ressignificação do lugar sob uma perspectiva de gênero | pt_BR |
dc.title.alternative | Walking in the City: reframing place from a gender perspective | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8606631165358732 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4017049122315867 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Pereira, Gisele Silva | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2417134708175156 | pt_BR |
dc.description.resumo | Para tornar as cidades melhores e mais habitáveis, é imprescindível torná-las caminháveis. A caminhabilidade propicia a vitalidade urbana e é, ao mesmo tempo, uma referência para medir tal vitalidade. Porém, caminhar nas ruas das cidades com
tranquilidade é privilégio de poucos. As mulheres são as mais prejudicadas nos deslocamentos a pé, tendo, além de uma experiência negativa e desmotivadora, seu direito de ir e vir, e, consequentemente, o direito à cidade, ceifados. Dessa forma, o
presente trabalho teve como objetivos gerais analisar como o desenho urbano pode contribuir para o fortalecimento dos deslocamentos a pé das mulheres e apresentar diretrizes para elaboração de políticas públicas de planejamento urbano, visando criar espaços públicos mais seguros e acolhedores, incentivando cada vez mais a mobilidade ativa. Para tal, escolheu-se fazer um estudo de caso no bairro Porto na cidade de Pelotas/RS. O local escolhido tem grande valor histórico que remonta aos
tempos de quando Pelotas era o principal centro econômico e comercial do Rio Grande do Sul. Atualmente, depois de um tempo de abandono, a região vem sendo recuperada pouco a pouco, principalmente com projetos da Universidade Federal de Pelotas, que viu nos grandes prédios desocupados a possibilidade de expandir sua estrutura. Para realização da pesquisa, foram aplicados os seguintes procedimentos metodológicos: entrevista caminhada, levantamento físico e observações. Verificou se que fazer planejamento urbano sob uma ótica feminina é fundamental para superar as desigualdades de gênero e as diferentes formas de discriminação das mulheres brasileiras; principalmente, há a necessidade de incluir nas políticas públicas aquelas
que são mais vulneráveis (negras, lésbicas e trans), a fim de fortalecer a cidadania de mais da metade da população. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Portella, Adriana Araújo | |
dc.subject.cnpq1 | ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |