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Artes visuais na Pedagogia: reflexões sobre a educação estético-ambiental para a formação sensível
dc.creator | Ponick, Edson | |
dc.creator | Freitas, Diana Paula Salomão de | |
dc.date.accessioned | 2025-01-28T10:57:02Z | |
dc.date.available | 2025-01-28T10:57:02Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | PONICK, Edson; FREITAS, Diana Paula Salomão de. Artes visuais na Pedagogia: reflexões sobre a educação estético-ambiental para a formação sensível. Revista Momento – diálogos em educação, v. 33, n. 3, p. 40-62, set./dez., 2024. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-3100 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14854 | |
dc.description.abstract | Neste artigo, refletimos sobre uma experiência com estudantes de Pedagogia, estabelecendo relações com a Educação Estético-Ambiental, modalidade inovadora de educação, baseada na interrelação dialética entre valores estéticos e ambientais, com foco na formação sensível. Em disciplinas que abordam a formação em Artes na Pedagogia, propusemos uma experiência estético-ambiental, enriquecendo o relacionamento emocional dos discentes com o meio ambiente por meio das Artes Visuais. A tarefa era fruir uma exposição de arte com base na leitura de obras de arte de Robert Ott, dialogando com a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Após a visita, os estudantes elaboraram um relatório de fruição, com reflexões sobre as relações entre Educação Estético-Ambiental e a experiência realizada. Esses registros constituíram o corpus, apreciado pela Análise Textual Discursiva, proposta por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi, a partir de momentos de desconstrução, categorização e captação do novo emergente. As categorias emergentes aqui analisadas são: 1. A potência sensibilizadora de uma visita à galeria A Sala ou a outros espaços de exposição artística; 2. O ato da fruição como desencadeador de reflexões, em que a obra é a mediadora entre o artista e a pessoa que frui; 3. Gênero e exclusão sociocultural como desafios a serem enfrentados e superados. A análise permite argumentar que a abordagem triangular se configura como uma proposta de Educação Estético-Ambiental, contribuindo para a formação sensível, por favorecer que estudantes se motivem para experienciar Arte, ampliando horizontes e desenvolvendo sensibilidades e sentimentos no âmbito pessoal e profissional. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Revista Momento | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação estético-ambiental | pt_BR |
dc.subject | Artes - Ensino | pt_BR |
dc.title | Artes visuais na Pedagogia: reflexões sobre a educação estético-ambiental para a formação sensível | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
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PPGE: Artigos avaliados por pares [30]
Abrange os arquivos de capítulos de livros da área de Pós-Graduação em Educação.