Show simple item record

dc.creatorNachtigall, Cícero
dc.creatorFelcher, Carla Denize Ott
dc.creatorLopes, Bruna Vinholes
dc.creatorOliveira, Gleisson Couto de
dc.date.accessioned2025-01-21T12:38:12Z
dc.date.available2025-01-21T12:38:12Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationNACHTIGALL, Cícero et al. A prova posta à prova: reflexões a partir de uma experiência avaliativa em uma disciplina de análise real. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 61–81, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14821
dc.description.abstractO presente trabalho busca problematizar o sentido do tradicional dueto composto por aulas expositivas ministradas pelo professor e provas escritas, não raramente adotado em disciplinas de matemática em cursos de formação de professores. Nesse âmbito, discutimos e analisamos a percepção de dez futuros professores de matemática acerca de uma experiência realizada em uma turma da disciplina de Análise Real, na qual se optou pela apresentação de seminários e produção de vídeos pedagógicos pelos estudantes como instrumento avaliativo. Ao final do semestre, os estudantes foram convidados a manifestar as suas percepções quanto à experiência por meio de um questionário com questões abertas. A partir da análise das respostas, emergiram dois eixos principais de análise, sendo o primeiro deles relacionado à dinâmica dos encontros, e o segundo diz respeito à produção dos vídeos pedagógicos pelos estudantes. Os resultados indicam que a iniciativa foi avaliada positivamente pelo grupo e configurou um espaço de reflexão da diversidade de instrumentos avaliativos na área de matemática. Ao realocar, redistribuir e redimensionar o processo avaliativo, a experiência oportunizou questionar o sentido das práticas tradicionalmente estabelecidas em disciplinas da área matemática, integrando elementos formativos e outros comumente esperados de uma disciplina teórica e fortemente identificada com a área de matemática pura.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherRevista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticapt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAvaliação em matemáticapt_BR
dc.subjectVídeos pedagógicospt_BR
dc.titleA prova posta à prova: reflexões a partir de uma experiência avaliativa em uma disciplina de análise realpt_BR
dc.title.alternativeThe test put to the test: reflections from an evaluative experience in a real analysis disciplinept_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20695
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record