dc.creator | Nachtigall, Cícero | |
dc.creator | Felcher, Carla Denize Ott | |
dc.creator | Lopes, Bruna Vinholes | |
dc.creator | Oliveira, Gleisson Couto de | |
dc.date.accessioned | 2025-01-21T12:38:12Z | |
dc.date.available | 2025-01-21T12:38:12Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | NACHTIGALL, Cícero et al. A prova posta à prova: reflexões a partir de uma experiência avaliativa em uma disciplina de análise real. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 61–81, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14821 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca problematizar o sentido do tradicional dueto composto por aulas expositivas ministradas pelo professor e provas escritas, não raramente adotado em disciplinas de matemática em cursos de formação de professores. Nesse âmbito, discutimos e analisamos a percepção de dez futuros professores de matemática acerca de uma experiência realizada em uma turma da disciplina de Análise Real, na qual se optou pela apresentação de seminários e produção de vídeos pedagógicos pelos estudantes como instrumento avaliativo. Ao final do semestre, os estudantes foram convidados a manifestar as suas percepções quanto à experiência por meio de um questionário com questões abertas. A partir da análise das respostas, emergiram dois eixos principais de análise, sendo o primeiro deles relacionado à dinâmica dos encontros, e o segundo diz respeito à produção dos vídeos pedagógicos pelos estudantes. Os resultados indicam que a iniciativa foi avaliada positivamente pelo grupo e configurou um espaço de reflexão da diversidade de instrumentos avaliativos na área de matemática. Ao realocar, redistribuir e redimensionar o processo avaliativo, a experiência oportunizou questionar o sentido das práticas tradicionalmente estabelecidas em disciplinas da área matemática, integrando elementos formativos e outros comumente esperados de uma disciplina teórica e fortemente identificada com a área de matemática pura. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Avaliação em matemática | pt_BR |
dc.subject | Vídeos pedagógicos | pt_BR |
dc.title | A prova posta à prova: reflexões a partir de uma experiência avaliativa em uma disciplina de análise real | pt_BR |
dc.title.alternative | The test put to the test: reflections from an evaluative experience in a real analysis discipline | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20695 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |