Mostrar registro simples

dc.creatorFelcher, Carla Denize Ott
dc.creatorNachtigall, Cícero
dc.date.accessioned2025-01-21T12:37:21Z
dc.date.available2025-01-21T12:37:21Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationFELCHER, Carla Denize Ott; NACHTIGALL, Cícero. Eu quero ser professor de matemática?! Algumas reflexões. Bolema, Rio Claro (SP), v. 38, e230044, 2024.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4415
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14819
dc.description.abstractEste artigo objetiva problematizar e compreender as principais motivações, os desafios e as perspectivas de um grupo de estudantes ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade federal do sul do Brasil. A pesquisa teve a participação de treze estudantes e aconteceu no decorrer do primeiro semestre letivo do ano de 2022 e após o seu encerramento, no contexto da disciplina Introdução à Educação Matemática. Optou-se por integrar as abordagens qualitativa e quantitativa, buscando melhor compreender a problemática proposta e ampliar o escopo da pesquisa, sendo que, para isso, os instrumentos de produção de dados foram dois questionários, a escrita de uma carta e a entrevista. Os resultados apontam que, dos treze participantes, onze pretendem continuar no curso e ser professor de Matemática. As duas estudantes que não pretendem continuar no curso já desempenham atividades remuneradas e Matemática não era a primeira opção de curso. Cumpre dizer que elas estão entre aqueles com menor rendimento acadêmico. Por fim, como as disciplinas da área específica da Matemática detêm a maior reprovação e estudantes que desempenham atividades remuneradas apresentaram o rendimento descrito acima, é fundamental a atenção e o estudo e que estes dados sejam considerados na elaboração dos projetos pedagógicos do curso e nos planos de aula, principalmente tendo em vista a continuidade e conclusão do curso pelos estudantes, bem como a qualidade da formação do professor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherBolemapt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleEu quero ser professor de matemática?! Algumas reflexõespt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples