Mostrar el registro sencillo del ítem
Eu quero ser professor de matemática?! Algumas reflexões
dc.creator | Felcher, Carla Denize Ott | |
dc.creator | Nachtigall, Cícero | |
dc.date.accessioned | 2025-01-21T12:37:21Z | |
dc.date.available | 2025-01-21T12:37:21Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | FELCHER, Carla Denize Ott; NACHTIGALL, Cícero. Eu quero ser professor de matemática?! Algumas reflexões. Bolema, Rio Claro (SP), v. 38, e230044, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1980-4415 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14819 | |
dc.description.abstract | Este artigo objetiva problematizar e compreender as principais motivações, os desafios e as perspectivas de um grupo de estudantes ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade federal do sul do Brasil. A pesquisa teve a participação de treze estudantes e aconteceu no decorrer do primeiro semestre letivo do ano de 2022 e após o seu encerramento, no contexto da disciplina Introdução à Educação Matemática. Optou-se por integrar as abordagens qualitativa e quantitativa, buscando melhor compreender a problemática proposta e ampliar o escopo da pesquisa, sendo que, para isso, os instrumentos de produção de dados foram dois questionários, a escrita de uma carta e a entrevista. Os resultados apontam que, dos treze participantes, onze pretendem continuar no curso e ser professor de Matemática. As duas estudantes que não pretendem continuar no curso já desempenham atividades remuneradas e Matemática não era a primeira opção de curso. Cumpre dizer que elas estão entre aqueles com menor rendimento acadêmico. Por fim, como as disciplinas da área específica da Matemática detêm a maior reprovação e estudantes que desempenham atividades remuneradas apresentaram o rendimento descrito acima, é fundamental a atenção e o estudo e que estes dados sejam considerados na elaboração dos projetos pedagógicos do curso e nos planos de aula, principalmente tendo em vista a continuidade e conclusão do curso pelos estudantes, bem como a qualidade da formação do professor. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Bolema | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Eu quero ser professor de matemática?! Algumas reflexões | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Artigos avaliados por pares [30]
Abrange os arquivos de capítulos de livros da área de Pós-Graduação em Educação.