• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM
  • PPGECM: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM
  • PPGECM: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A potencialidade do pensamento computacional na resolução de situações-problema no ensino de matemática para os anos iniciais

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Vanderléia Raddatz Schultz.pdf (1.773Mb)
Vanderléia_Raddatz_Schultz_Produto.pdf (1.727Mb)
Data
2024-03-11
Autor
Schultz, Vanderléia Raddatz
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O trabalho teve o objetivo de investigar as potencialidades do Pensamento Computacional na aprendizagem matemática, a partir de uma sequência didática denominada Missão Secreta, que se utilizou dos fundamentos e/ou metodologia do Pensamento Computacional para aprendizagem dos conteúdos de Matemática propostos pela Base Nacional Comum Curricular. Os sujeitos de pesquisa foram 28 crianças de uma turma de 4º ano de uma escola pública. A investigação seguiu uma linha quanti e qualitativa que iniciou com uma revisão de literatura e uma pesquisa exploratória de natureza empírica. Após, realizou-se uma pesquisa do tipo pesquisa-ação, com aplicação de um plano de ação. Foram mediados processos de aprendizagem e o uso da metodologia do Pensamento Computacional, que provocou e potencializou a aprendizagem matemática, a partir de um envolvimento ativo dos estudantes, tanto no desenvolvimento das habilidades do Pensamento Computacional quanto dos conteúdos matemáticos. Dessa forma, foi possível identificar os benefícios do Pensamento Computacional na aprendizagem de conceitos matemáticos. Também se identificou mudanças na percepção e comportamento dos estudantes quanto à disciplina de Matemática e na capacidade de resolução de problemas, quando provocados a encontrar solução prática, especialmente nos aspectos da criatividade, compreensão e tomada de decisões, raciocínio lógico e colaboração. Os avanços observados validaram as conexões estabelecidas durante a revisão teórica e, assim sendo, demonstraram os resultados positivos destas.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14712
Collections
  • PPGECM: Dissertações e Teses [139]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV