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A Hidrovia Uruguai - Brasil como alternativa modal de transporte: o uso da água para o desenvolvimento regional - Infraestrutura hidroviária, cargas transportáveis e investimentos necessários

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Tese Alceu Lopes de Freitas Júnior.pdf (9.826Mb)
Data
2024-10-29
Autor
Freitas Júnior, Alceu Lopes de
Metadata
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Resumo
A Hidrovia Uruguai - Brasil constitui-se num sistema viário flúvio-lacustre que possibilita o transporte de produtos, principalmente uruguaios, até o Porto de Rio Grande, ampliando as relações comerciais entre Brasil e Uruguai e trazendo reflexos positivos para o desenvolvimento da região da Lagoa Mirim e de sua área de influência. Este trabalho tem como intuito analisar a importância estratégica da Hidrovia Uruguai - Brasil como modal de transporte, como forma de integração logística entre Brasil e Uruguai, e como forma de fomento da economia regional, apontando os investimentos a serem realizados para viabilização desta hidrovia. Para isto, é feita a caracterização da Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim, a comparação entre os modais de transporte, apresentando as vantagens do sistema hidroviário, a análise das condições de navegabilidade desta lagoa, a apresentação das embarcações que podem ser utilizadas, as cargas com potencial de movimentação e a aplicação da matriz SWOT para comparação entre os projetos de terminais portuários. Como conclusão, tem-se que a operação da Hidrovia Uruguai – Brasil é viável, a partir de dragagens (garantindo um calado mínimo inicial de 2,50m), balizamento da via navegável (ambas as etapas em estudo para licitação), utilização de embarcações que já navegam na Lagoa dos Patos para atendimento da demanda inicial (dentro das dimensões admissíveis em função dos obstáculos natuaris e edificados), e construção de terminais de movimentação de cargas adequados, a partir de investimentos privados. Pode-se indicar que produtos como soja, arroz, madeira, clínquer, minerais calcários, agroinsumos e mercadorias em geral, consistirão nas principais demandas de transporte da futura hidrovia. A partir da matriz SWOT, considerando custos de implantação, conectividade intermodal, localização e projeção de atendimento de demandas de cargas, têm-se no Terminal do Rio Tacuari, Nodo Logístico Cebollati e no Porto de Santa Vitória do Palmar os mais indicados para transbordo das cargas do norte-nordeste, nordeste-centro e leste uruguaio, respectivamente.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14702
Collections
  • PPGRH: Dissertações e Teses [74]

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