A Hidrovia Uruguai - Brasil como alternativa modal de transporte: o uso da água para o desenvolvimento regional - Infraestrutura hidroviária, cargas transportáveis e investimentos necessários

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Data
2024-10-29Autor
Freitas Júnior, Alceu Lopes de
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A Hidrovia Uruguai - Brasil constitui-se num sistema viário flúvio-lacustre que
possibilita o transporte de produtos, principalmente uruguaios, até o Porto de Rio
Grande, ampliando as relações comerciais entre Brasil e Uruguai e trazendo reflexos
positivos para o desenvolvimento da região da Lagoa Mirim e de sua área de
influência. Este trabalho tem como intuito analisar a importância estratégica da
Hidrovia Uruguai - Brasil como modal de transporte, como forma de integração
logística entre Brasil e Uruguai, e como forma de fomento da economia regional,
apontando os investimentos a serem realizados para viabilização desta hidrovia.
Para isto, é feita a caracterização da Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim, a
comparação entre os modais de transporte, apresentando as vantagens do sistema
hidroviário, a análise das condições de navegabilidade desta lagoa, a apresentação
das embarcações que podem ser utilizadas, as cargas com potencial de
movimentação e a aplicação da matriz SWOT para comparação entre os projetos de
terminais portuários. Como conclusão, tem-se que a operação da Hidrovia Uruguai –
Brasil é viável, a partir de dragagens (garantindo um calado mínimo inicial de
2,50m), balizamento da via navegável (ambas as etapas em estudo para licitação),
utilização de embarcações que já navegam na Lagoa dos Patos para atendimento
da demanda inicial (dentro das dimensões admissíveis em função dos obstáculos
natuaris e edificados), e construção de terminais de movimentação de cargas
adequados, a partir de investimentos privados. Pode-se indicar que produtos como
soja, arroz, madeira, clínquer, minerais calcários, agroinsumos e mercadorias em
geral, consistirão nas principais demandas de transporte da futura hidrovia. A partir
da matriz SWOT, considerando custos de implantação, conectividade intermodal,
localização e projeção de atendimento de demandas de cargas, têm-se no Terminal
do Rio Tacuari, Nodo Logístico Cebollati e no Porto de Santa Vitória do Palmar os
mais indicados para transbordo das cargas do norte-nordeste, nordeste-centro e
leste uruguaio, respectivamente.