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dc.creatorColpo, Miriam Pizzatto
dc.date.accessioned2024-12-12T16:50:12Z
dc.date.available2024-12-12T16:50:12Z
dc.date.issued2024-03-07
dc.identifier.citationCOLPO, Míriam Pizzatto. MPC-SDP: um classificador genérico baseado em múltiplas perspectivas para a predição da evasão estudantil. Orientador: Tiago Thompsen Primo. 2024. 187 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14676
dc.description.abstractGiven the severe issue of student dropout, many researchers have employed data mining techniques on large volumes of educational data to develop models that identify at-risk students and factors. The studies usually represent students’ behavior based on their academic, social, and economic aspects. Developing models specialized in degrees and prediction moments was common, although their results needed to be more comprehensive. Additionally, studies generally apply the techniques in a traditional way without adapting them to the specificities of the dropout domain. In order to address these gaps, this thesis proposes the development of the MPC-SDP, an ensemble model designed to predict dropout in different degrees and stages of the academic trajectory (generic prediction) but which is guided by specialized perspectives that are important for the domain of student dropout. More specifically, the MPC-SDP aims to (i) give more attention to the variability of dropout patterns along the students’ academic trajectory through the construction of an ensemble made up of sub-classifiers specialized by academic periods/semesters and (ii) enable broader participation of different aspects of student data (academic, contextual, economic, interactional, and social) in representing dropout behavior, via an aspect-oriented attribute selection process. When evaluated and compared to generic prediction models built traditionally, the MPC-SDP improved the precision of predicting students who drop out in the initial semesters, considering the context of face-to-face undergraduate courses at the Instituto Federal Farroupilha as a case study. This feature would better target preventive actions at the most critical stages of student follow-up since the initial semesters have the highest enrollment and dropout figures. Additionally, the aspect-oriented feature selection increased the variability of aspects represented among the main patterns of the MPC-SDP sub-classifiers, potentially contributing to a broader and multifaceted understanding of their dropout patterns.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEvasão estudantilpt_BR
dc.subjectModelos de prediçãopt_BR
dc.subjectMineração de dados educacionaispt_BR
dc.subjectAprendizado de máquinapt_BR
dc.subjectStudent dropoutpt_BR
dc.subjectPrediction modelspt_BR
dc.subjectEducational Data Miningpt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.titleMPC-SDP: um classificador genérico baseado em múltiplas perspectivas para a predição da evasão estudantilpt_BR
dc.title.alternativeMPC-SDP: Multi-Perspective Classifier for Student Dropout Predictionpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1505588047062627pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5641514282351546pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Aguiar, Marilton Sanchotene de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499616508280892pt_BR
dc.description.resumoConsiderando o grave problema da evasão estudantil, diversos estudos têm aplicado técnicas de mineração de dados aos grandes volumes de dados educacionais, a fim de desenvolver modelos que permitam a identificação de estudantes e/ou fatores de risco. Essas pesquisas costumam representar o comportamento dos estudantes a partir de dados relacionados aos seus aspectos acadêmico, social e/ou econômico. Também é comum o desenvolvimento de modelos especializados em cursos e/ou momentos de predição, embora seus resultados sejam menos abrangentes. Ademais, os estudos aplicam geralmente as técnicas de forma tradicional, sem adaptá-las às especificidades do domínio da evasão. Com o intuito de explorar essas lacunas, nesta Tese foi proposto o MPC-SDP, um modelo de ensemble destinado a prever a evasão de estudantes em diferentes cursos e estágios da trajetória acadêmica (predição genérica), mas guiado por perspectivas especializadas e importantes para o domínio da evasão estudantil. Mais especificamente, o MPC-SDP visa (i) dar maior atenção à variabilidade dos padrões de evasão ao longo da trajetória acadêmica dos estudantes, a partir da construção de um comitê de classificação formado por subclassificadores especializados por períodos/semestres letivos; e (ii) uma participação mais abrangente de diferentes aspectos de dados dos estudantes (acadêmico, contextual, econômico, interacional e social) na representação do comportamento de evasão, por meio de um processo de seleção de atributos orientado por aspectos. Considerando o contexto dos cursos de graduação presenciais do Instituto Federal Farroupilha como estudo de caso, ao ser avaliado e comparado a modelos de predição genérica construídos de forma tradicional, o MPC-SDP demonstrou melhorar a precisão da predição de estudantes evadidos nos semestres iniciais. Na prática, isso oportunizaria um melhor direcionamento de medidas preventivas nas etapas mais críticas do acompanhamento estudantil, já que os semestres iniciais concentram os maiores quantitativos de matrículas e evasões. Além disso, a seleção de atributos orientada por aspectos proporcionou um aumento na variabilidade dos aspectos representados entre os principais padrões dos subclassificadores do MPC-SDP, contribuindo para um entendimento mais amplo e multifacetado dos padrões de evasão.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Primo, Tiago Thompsen
dc.subject.cnpq1CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR


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