A presença da Ludicidade na formação inicial do professor de Matemática e suas contribuições para a prática de Estágio Curricular Supervisionado
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação
Matemática (PPGEMAT) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tendo como
objetivo geral compreender qual conceito de ludicidade pode estar – ou está
presente – na formação inicial dos licenciandos do curso de Licenciatura em
Matemática, nas disciplinas que antecedem ao Estágio Curricular
Supervisionado Obrigatório (ECSO). Os objetivos específicos deste trabalho
foram: Observar por meio de acompanhamento os acadêmicos nas atividades de
regência de classe na disciplina de Estágio II; Realizar entrevista narrativa com
estagiários para os mesmos falarem sobre sua compreensão e entendimento de
ludicidade, a partir das leituras e práticas realizadas por eles em sala de aula;
Analisar o conteúdo das entrevistas narrativas dos estagiários com a intenção de
perceber quais as validações que realizaram sobre o emprego de atividades com
ludicidade. A metodologia desta pesquisa foi de cunho qualitativo na perspectiva de
Lüdke e André (2017), com característica de uma pesquisa exploratória (Richardson,
2017), que se divide em dois momentos: coleta de dados e a análise dos dados. No
início do estudo foi realizado, um levantamento de textos publicados, na forma de
livros, revistas, publicações individuais e publicações escritas realizadas pela
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), dentre outros. Para autores
como Morosini e Fernandes (2014), essa etapa pode ser denominada de Estado do
Conhecimento, cuja análise dos textos selecionados contribuíram para a seleção de
autores e sustentação teórica do trabalho. A partir do momento que esses sujeitos,
do curso de Licenciatura em Matemática (Noturno) da Universidade Federal de
Pelotas (UFPel), começaram atividades preparatórias na disciplina de Estágio I, que
antecede a atividade de regência nas escolas da rede pública com a disciplina de
Estágio II. Nesse processo os estagiários foram convidados a participar da pesquisa
com o acompanhamento do pesquisador e no final participar de uma entrevista
narrativa, segundo perspectiva Jovchelovitch e Bauer (2010). Em um caderno
denominado de diário de bordo (Richardson, 2017) foram registrados apontamentos,
atividades, observações, fotografias e comentários do pesquisador e os seus
sujeitos desde do primeiro contato. E esses elementos compuseram o corpus para
análise desta pesquisa, a qual foi realizada a partir da análise de conteúdo de Bardin
(1977). O referencial teórico utilizado foi: Brougère (2003), Huizinga (1980, 2008,
2012), D’Ávila (2006), Lopes (1998, 2004), Luckesi (2000, 2002, 2014), Vygotsky
(1991), D’Ambrósio (1993, 1998, 2006), Santos e Cruz (2011). O conceito utilizado
de Ludicidade nesta dissertação consiste no processo de aprendizagem e mudança
que se amplia na percepção do futuro professor, ao buscar a construção de
atividades, com vistas a motivar, despertar o interesse e o envolvimento dos
estudantes para o conteúdo proposto, como a pesquisa proporcionou o encontro de
muitos achados promissores para a continuidade da exploração da temática sobre
“ludicidade” em outros trabalhos.