dc.creator | Santos, Jordan Brasil dos | |
dc.date.accessioned | 2024-11-09T10:56:35Z | |
dc.date.available | 2024-11-09T10:56:35Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jordan Brasil dos. Representação do trabalho rural feminino em Concórdia de 1940 – 1950. Ofícios de Clio, Pelotas, v.9, n. especial, p.350-369, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2527-0524 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14535 | |
dc.description.abstract | A utilização de imagens históricas como fontes primárias na pesquisa acadêmica oferece uma perspectiva valiosa, mas apresenta desafios significativos. Embora essenciais para compreender sociedades passadas, as imagens possuem limitações na captura das interações sociais. A análise crítica deve considerar o contexto cultural e histórico em que foram produzidas. O conceito de opacidade e transparência é crucial para interpretar as imagens: opacidade refere-se à materialidade da imagem e seus aspectos técnicos, enquanto transparência envolve os significados transmitidos além da representação literal. Essa
dualidade implica que, apesar da materialidade intrínseca, as imagens são reinterpretadas nos contextos culturais dos observadores. Um exemplo significativo é a representação das mulheres agricultoras, que frequentemente reforça estereótipos de gênero e oferece insights sobre seu trabalho e vida cotidiana. Interpretar essas imagens requer atenção às relações de
poder e normas sociais da época. A combinação de diferentes fontes e a busca por novas evidências são essenciais para construir uma visão mais completa das sociedades estudadas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Imagens históricas | pt_BR |
dc.subject | Contexto cultural | pt_BR |
dc.subject | Representação de gênero | pt_BR |
dc.title | Representação do trabalho rural feminino em Concórdia de 1940 – 1950 | pt_BR |
dc.title.alternative | Representation of women's rural work in Concordia, 1940-1950 | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |