Mostrar el registro sencillo del ítem
Os caminhos da memória, da história e do esquecimento na formação de professores da infância
dc.creator | Almeida, Alessandra Londero | |
dc.date.accessioned | 2024-11-07T11:26:58Z | |
dc.date.available | 2024-11-06 | |
dc.date.available | 2024-11-07T11:26:58Z | |
dc.date.issued | 2023-03-03 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Alessandra Londero. Os caminhos da memória, da história e do esquecimento na formação de professores da infância. Orientadora: Maiane Liana Hatschbach Ourique. 2023. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14518 | |
dc.description.abstract | This research investigates the paths of memory, history and forgetting in the training of childhood teachers. The study is linked to the line of research of Teacher training, teaching, educational processes and practices of the Graduate Program in Education at the Federal University of Pelotas. The theme is built from a combination of two aspects: the teacher-researcher’s concerns and the studies of Paul Ricoeur’s writings (1913-2005). Its main objective is to identify how the paths of memory, history and forgetting comprise the teaching trajectory of childhood teachers, in order to perceive the fabric that holds the personal and professional dimensions, expressing their meaning insofar as subjectivity recognizes its experience (or circumvents itself). The following question is presented as a research problem: To what extent does narrativity contribute as a strategy to access the paths of memory, history and forgetting followed by childhood teachers in their professorality? As a qualitative methodological investigation which follows the understandings of the reconstructive hermeneutics, the research used an exploratory questionnaire and conversation circles as gateways to the narratives of the research subjects - childhood teachers from the field of Early Childhood Education. The comprehensive horizon of the teachers' accounts indicates that their narratives reverberate in the recognition of oneself and the other in their relationships in the institutions. Furthermore, the research shows that the comprehensive encounter with oneself (and the world), the narrativity of childhood and the synchronicity between memories and teaching are paths that permeate professorality and have repercussions on the training of childhood teachers. In addition, these paths strengthen the fabric that holds personal and professional dimensions, recognizing the meaning of life experiences and their potential for the perception of the other. This formative fabric vibrates as the multiplicity of voices is welcomed in the narratives about our historicity. Therefore, recognizing these dimensions is one of the challenges to make professorality a distinct path to each subject. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Esquecimento | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Professores da infância | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | History | pt_BR |
dc.subject | Forgetting | pt_BR |
dc.subject | Childhood | pt_BR |
dc.subject | Childhood teachers | pt_BR |
dc.title | Os caminhos da memória, da história e do esquecimento na formação de professores da infância | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1427796749876555 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3241620845064515 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa versa sobre os caminhos da memória, da história e do esquecimento na formação de professores da infância. Vincula-se à Linha de Pesquisa Formação de professores, ensino, processos e práticas educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. A temática se constrói a partir da combinação de dois momentos: decorrente das inquietações da professora-pesquisadora e a partir de estudos sobre as contribuições de Paul Ricoeur (1913-2005). Almeja-se como objetivo principal identificar como os caminhos da memória, da história e do esquecimento compõem a trajetória docente de professores da infância, a fim de perceber a teia que acolhe as dimensões pessoais e profissionais, expressando seu sentido na medida em que a subjetividade reconhece a sua experiência (ou contorna-se a si mesma). Apresenta-se como problema de pesquisa a seguinte questão: Em que medida a narratividade contribui como estratégia para acessar os caminhos da memória, da história e do esquecimento percorridos por professores da infância em sua professoralidade? A pesquisa está ancorada na abordagem metodológica qualitativa e no percurso de compreensão da hermenêutica reconstrutiva, utilizando como instrumentos de acesso às narrativas dos sujeitos pesquisados - professores da infância, atuantes no campo da Educação Infantil - um questionário exploratório e rodas de conversa. O horizonte compreensivo das manifestações das vozes dos professores indicam que as narrativas repercutem no reconhecimento de si e do outro, nas relações dentro das instituições. Ademais, a pesquisa elucida que o encontro compreensivo de si (e de mundo), a narratividade da infância e a sincronicidade entre memórias e docência são caminhos que atravessam a professoralidade e repercutem na formação de professores da infância. Além disso, esses caminhos fomentam a teia que acolhe as dimensões pessoais e profissionais, reconhecendo o sentido das experiências de vida e tornando-as potência para a percepção do outro. Essa teia formativa vibra na medida que a expressão da multiplicidade de vozes é acolhida nas narrativas tecidas sobre nossa historicidade. De modo que, reconhecer essas dimensões é um dos desafios para tornar a professoralidade um caminho próprio de cada sujeito. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ourique, Maiane Liana Hatschbach | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [803]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.