Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorAlmeida, Alessandra Londero
dc.date.accessioned2024-11-07T11:26:58Z
dc.date.available2024-11-06
dc.date.available2024-11-07T11:26:58Z
dc.date.issued2023-03-03
dc.identifier.citationALMEIDA, Alessandra Londero. Os caminhos da memória, da história e do esquecimento na formação de professores da infância. Orientadora: Maiane Liana Hatschbach Ourique. 2023. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14518
dc.description.abstractThis research investigates the paths of memory, history and forgetting in the training of childhood teachers. The study is linked to the line of research of Teacher training, teaching, educational processes and practices of the Graduate Program in Education at the Federal University of Pelotas. The theme is built from a combination of two aspects: the teacher-researcher’s concerns and the studies of Paul Ricoeur’s writings (1913-2005). Its main objective is to identify how the paths of memory, history and forgetting comprise the teaching trajectory of childhood teachers, in order to perceive the fabric that holds the personal and professional dimensions, expressing their meaning insofar as subjectivity recognizes its experience (or circumvents itself). The following question is presented as a research problem: To what extent does narrativity contribute as a strategy to access the paths of memory, history and forgetting followed by childhood teachers in their professorality? As a qualitative methodological investigation which follows the understandings of the reconstructive hermeneutics, the research used an exploratory questionnaire and conversation circles as gateways to the narratives of the research subjects - childhood teachers from the field of Early Childhood Education. The comprehensive horizon of the teachers' accounts indicates that their narratives reverberate in the recognition of oneself and the other in their relationships in the institutions. Furthermore, the research shows that the comprehensive encounter with oneself (and the world), the narrativity of childhood and the synchronicity between memories and teaching are paths that permeate professorality and have repercussions on the training of childhood teachers. In addition, these paths strengthen the fabric that holds personal and professional dimensions, recognizing the meaning of life experiences and their potential for the perception of the other. This formative fabric vibrates as the multiplicity of voices is welcomed in the narratives about our historicity. Therefore, recognizing these dimensions is one of the challenges to make professorality a distinct path to each subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEsquecimentopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectProfessores da infânciapt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectForgettingpt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectChildhood teacherspt_BR
dc.titleOs caminhos da memória, da história e do esquecimento na formação de professores da infânciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1427796749876555pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3241620845064515pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa versa sobre os caminhos da memória, da história e do esquecimento na formação de professores da infância. Vincula-se à Linha de Pesquisa Formação de professores, ensino, processos e práticas educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. A temática se constrói a partir da combinação de dois momentos: decorrente das inquietações da professora-pesquisadora e a partir de estudos sobre as contribuições de Paul Ricoeur (1913-2005). Almeja-se como objetivo principal identificar como os caminhos da memória, da história e do esquecimento compõem a trajetória docente de professores da infância, a fim de perceber a teia que acolhe as dimensões pessoais e profissionais, expressando seu sentido na medida em que a subjetividade reconhece a sua experiência (ou contorna-se a si mesma). Apresenta-se como problema de pesquisa a seguinte questão: Em que medida a narratividade contribui como estratégia para acessar os caminhos da memória, da história e do esquecimento percorridos por professores da infância em sua professoralidade? A pesquisa está ancorada na abordagem metodológica qualitativa e no percurso de compreensão da hermenêutica reconstrutiva, utilizando como instrumentos de acesso às narrativas dos sujeitos pesquisados - professores da infância, atuantes no campo da Educação Infantil - um questionário exploratório e rodas de conversa. O horizonte compreensivo das manifestações das vozes dos professores indicam que as narrativas repercutem no reconhecimento de si e do outro, nas relações dentro das instituições. Ademais, a pesquisa elucida que o encontro compreensivo de si (e de mundo), a narratividade da infância e a sincronicidade entre memórias e docência são caminhos que atravessam a professoralidade e repercutem na formação de professores da infância. Além disso, esses caminhos fomentam a teia que acolhe as dimensões pessoais e profissionais, reconhecendo o sentido das experiências de vida e tornando-as potência para a percepção do outro. Essa teia formativa vibra na medida que a expressão da multiplicidade de vozes é acolhida nas narrativas tecidas sobre nossa historicidade. De modo que, reconhecer essas dimensões é um dos desafios para tornar a professoralidade um caminho próprio de cada sujeito.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Ourique, Maiane Liana Hatschbach
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem