Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorRodrigues, Adriana dos Santos
dc.date.accessioned2024-11-06T00:03:09Z
dc.date.available2024-11-06T00:03:09Z
dc.date.issued2022-04-27
dc.identifier.citationRODRIGUES, Adriana dos Santos. O efeito da adoção do accountability no contexto das organizações sem fins lucrativos: um experimento no Brasil. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado) — Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP, Centro de Ciências Socio-Organizacionais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14489
dc.description.abstractIn order to verify the effect of the adoption of accountability on the perception of trust, reputation, quality and intention to donate in non -profit organizations, was an experiment that validated a vignette of accountability levels in the Brazil and that also valid the scales of trust, reputation, quality and intention of Donation. The experiment was conducted with possible donors of these organizations, which come growing more and more in Brazil and in the world, since, because of the current moment, governments cannot meet all the needs of society. These organizations act for the well-being of communities, providing services and goods in various areas, such as health, Citizenship, Social Assistance, Defense of Rights and Education. In this study the research was used causal quantitative of applied nature, which has only one manipulated variable, the Adoption of Accountability. This variable was manipulated in 4 distinct levels of adoption of the accountability, “external certification”, “internal liability”, “responsibility legal minimum ”and“ no certification standard ”. With the following dependent variables: trust, reputation, quality and intention of donation. For all accountability levels, Analyzes of dependent variables were made. These analyzes showed, by the answers of individuals, that accountability influences public trust, reputation, quality perceived, with the intention of donation, but not, in the donation of the voucher, which decreased by value while decreasing the level of accountability, but this reduction was not significant statistically.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectTerceiro setorpt_BR
dc.subjectTransparênciapt_BR
dc.subjectPrestação de contaspt_BR
dc.subjectResponsabilidade voluntáriapt_BR
dc.subjectExperimentopt_BR
dc.subjectThird sectorpt_BR
dc.subjectTransparencypt_BR
dc.subjectAccountabilitypt_BR
dc.subjectVoluntary responsibilitypt_BR
dc.subjectExperimentpt_BR
dc.titleO efeito da adoção do accountability no contexto das organizações sem fins lucrativos: um experimento no Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6495889189054198pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0002-3116-2585pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8949425307961537pt_BR
dc.description.resumoCom o objetivo de verificar o efeito da adoção do accountability na percepção de confiança, reputação, qualidade e intenção de doação nas organizações sem fins lucrativos, foi realizado um experimento que validasse uma vinheta de níveis de adoção do accountability no Brasil e que também validasse as escalas de confiança, reputação, qualidade e intenção de doação. O experimento foi realizado com possíveis doadores dessas organizações, que vêm crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo, já que, por conta do momento atual, os governos não conseguem suprir todas as necessidades da sociedade. Essas organizações atuam para o bem-estar das comunidades, fornecendo serviços e bens nas mais diversas áreas, como saúde, cidadania, assistência social, defesa de direitos e educação. Nesse estudo foi utilizada a pesquisa quantitativa causal de natureza aplicada, que apresenta apenas uma variável manipulada, a adoção do accountability. Essa variável foi manipulada em 4 níveis distintos de adoção do accountability, “Com certificação externa”, “Responsabilização interna”, “Responsabilidade mínima legal” e “Sem padrão de certificação”. Com as seguintes variáveis dependentes: confiança, reputação, qualidade e intenção de doação. Para todos os níveis de accountability, foram feitas as análises das variáveis dependentes. Essas análises mostraram, pelas respostas dos indivíduos, que o accountability influencia na confiança pública, na reputação, na qualidade percebida, na intenção de doação, mas não, na doação do Voucher, que diminuiu de valor enquanto diminuía o nível do accountability, mas essa redução, não foi significante estatisticamente.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAPpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Tondolo, Vilmar Antonio Gonçalves
dc.subject.cnpq1ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.cnpq2ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem