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dc.creatorReichow, Jeferson de Mello
dc.date.accessioned2024-11-06T00:02:14Z
dc.date.available2024-11-06T00:02:14Z
dc.date.issued2024-08-13
dc.identifier.citationREICHOW, Jeferson de Mello. Análise da uniformidade dos processos de gestão acadêmica: o estudo de uma unidade de uma Universidade Pública Federal. 2024. 161 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP, Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, Universidade Federal de Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14485
dc.description.abstractThe present project aims to analyze the uniformity of academic management processes at the Faculty of Education (FaE) of the Federal University of Pelotas (UFPel), based on observations from its technical staff. The research investigates the need for development in this area, supported by recommendations from previous studies and the scarcity of similar research. Furthermore, it underscores the importance of this study in the context of scientific development in the management of public educational institutions, aligning with UFPel's Institutional Development Plan (PDI), which emphasizes the qualification of management through the expansion of integrated systems. Using a qualitative approach and a case study centered on the administrative office of FaE, the research aims to understand the dynamics of the academic environment, particularly communication and collaboration between UFPel's sectors. Existing academic and administrative management processes were identified, contrasting observed practices with current management regulations and proposing process improvements. To achieve this, interviews were conducted using a semi-structured questionnaire. The analysis of the data was performed using content analysis methods, allowing for an in-depth exploration of information to validate categories aligned with the research objectives, which were developed prior to the analysis. In addition to identifying the underlying meaning of the analyzed words, the interpretation of the results highlighted the relationships and meanings found in the analyzed content, connecting them to relevant theoretical concepts. Finally, the interpretation of results involved analyzing the obtained and confirmed categories and seeking relationships, connections, and more prevalent meanings in the content. Thus, the conclusions indicated that UFPel faces issues related to communication, collaboration, process management, and uniformity in its activities, revealing a lack of process standardization, resistance to change, and the lack of consultation with staff for restructuring and continuous improvement. Another significant finding relates to the distancing between sectors, which generally do not engage in dialogue to build common and aligned understandings.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectGestão de processospt_BR
dc.subjectProcessos gerenciaispt_BR
dc.subjectUniformidadept_BR
dc.subjectUnidade administrativapt_BR
dc.subjectProcessos organizacionaispt_BR
dc.subjectModelagem de processospt_BR
dc.subjectBPMpt_BR
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subjectProcess managementpt_BR
dc.subjectManagerial processespt_BR
dc.subjectUniformitypt_BR
dc.subjectAdministrative unitpt_BR
dc.subjectOrganizational processespt_BR
dc.subjectProcess modelingpt_BR
dc.subjectPublic Universitypt_BR
dc.titleAnálise da uniformidade dos processos de gestão acadêmica: o estudo de uma unidade de uma Universidade Pública Federalpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the uniformity of academic management processes: a case study of a unit within a Federal Public Universitypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLattesNão localizado.pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0002-3189-3767pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8935092122290271pt_BR
dc.description.resumoO presente projeto tem como objetivo analisar a uniformidade dos processos de gestão acadêmica na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através daquilo que seus servidores técnicos observam. A pesquisa investiga a necessidade de desenvolvimento desta área, respaldada por recomendações de estudos anteriores e pela escassez de pesquisas similares. Além disso, reforça a importância deste estudo no contexto do desenvolvimento científico na gestão de processos de instituições de ensino públicas, alinhando-se com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPel, que enfatiza a qualificação da gestão por meio da ampliação de sistemas integrados. Utilizando uma abordagem qualitativa e um estudo de caso centrado na secretaria administrativa da FaE, a pesquisa visa compreender a dinâmica do ambiente acadêmico, especialmente a comunicação e colaboração entre os setores da UFPel. Foram identificados os processos de gestão acadêmica e administrativa existentes, contrastando a prática observada com os regulamentos de gestão vigentes e propondo melhorias nos processos. Para isso, entrevistas foram realizadas, a partir de um questionário semiestruturado. A análise das coletas foi conduzida pelo método de análise de conteúdo, permitindo uma imersão nas informações para comprovar categorias alinhadas aos objetivos da pesquisa, que foram construídas de maneira prévia à análise da pesquisa. Além de identificar o significado subjacente às palavras que foram analisadas, a interpretação dos resultados destacou as relações e significados encontrados no conteúdo analisado, conectando-os aos conceitos teóricos relevantes. Por fim, a interpretação dos resultados envolveu a análise das categorias obtidas e confirmadas e a busca por relações, conexões e significados mais presentes no conteúdo. Dessa forma, as conclusões apontaram que a UFPel enfrenta problemas relacionados à comunicação, à colaboração, à gestão de processos e à uniformidade nas suas atividades, que revelam a falta de padronização nos seus processos, além da resistência à mudança e a privação de consulta aos servidores para a reestruturação e melhoria contínua. Outra constatação importante diz respeito ao distanciamento entre os setores, que, de maneira geral, não estabelecem diálogos entre si para construir entendimentos comuns e alinhados.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAPpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Elvis Silveira
dc.subject.cnpq1ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.cnpq2ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR


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