dc.creator | Reichow, Jeferson de Mello | |
dc.date.accessioned | 2024-11-06T00:02:14Z | |
dc.date.available | 2024-11-06T00:02:14Z | |
dc.date.issued | 2024-08-13 | |
dc.identifier.citation | REICHOW, Jeferson de Mello. Análise da uniformidade dos processos de gestão acadêmica: o estudo de uma unidade de uma Universidade Pública Federal. 2024. 161 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP, Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, Universidade Federal de Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14485 | |
dc.description.abstract | The present project aims to analyze the uniformity of academic management
processes at the Faculty of Education (FaE) of the Federal University of Pelotas
(UFPel), based on observations from its technical staff. The research investigates the
need for development in this area, supported by recommendations from previous
studies and the scarcity of similar research. Furthermore, it underscores the
importance of this study in the context of scientific development in the management
of public educational institutions, aligning with UFPel's Institutional Development Plan
(PDI), which emphasizes the qualification of management through the expansion of
integrated systems. Using a qualitative approach and a case study centered on the
administrative office of FaE, the research aims to understand the dynamics of the
academic environment, particularly communication and collaboration between
UFPel's sectors. Existing academic and administrative management processes were
identified, contrasting observed practices with current management regulations and
proposing process improvements. To achieve this, interviews were conducted using a
semi-structured questionnaire. The analysis of the data was performed using content
analysis methods, allowing for an in-depth exploration of information to validate
categories aligned with the research objectives, which were developed prior to the
analysis. In addition to identifying the underlying meaning of the analyzed words, the
interpretation of the results highlighted the relationships and meanings found in the
analyzed content, connecting them to relevant theoretical concepts. Finally, the
interpretation of results involved analyzing the obtained and confirmed categories
and seeking relationships, connections, and more prevalent meanings in the content.
Thus, the conclusions indicated that UFPel faces issues related to communication,
collaboration, process management, and uniformity in its activities, revealing a lack of
process standardization, resistance to change, and the lack of consultation with staff
for restructuring and continuous improvement. Another significant finding relates to
the distancing between sectors, which generally do not engage in dialogue to build
common and aligned understandings. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Gestão de processos | pt_BR |
dc.subject | Processos gerenciais | pt_BR |
dc.subject | Uniformidade | pt_BR |
dc.subject | Unidade administrativa | pt_BR |
dc.subject | Processos organizacionais | pt_BR |
dc.subject | Modelagem de processos | pt_BR |
dc.subject | BPM | pt_BR |
dc.subject | Universidade pública | pt_BR |
dc.subject | Process management | pt_BR |
dc.subject | Managerial processes | pt_BR |
dc.subject | Uniformity | pt_BR |
dc.subject | Administrative unit | pt_BR |
dc.subject | Organizational processes | pt_BR |
dc.subject | Process modeling | pt_BR |
dc.subject | Public University | pt_BR |
dc.title | Análise da uniformidade dos processos de gestão acadêmica: o estudo de uma unidade de uma Universidade Pública Federal | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the uniformity of academic management processes: a case study of a unit within a Federal Public University | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | Não localizado. | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0002-3189-3767 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8935092122290271 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente projeto tem como objetivo analisar a uniformidade dos processos de
gestão acadêmica na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de
Pelotas (UFPel), através daquilo que seus servidores técnicos observam. A pesquisa
investiga a necessidade de desenvolvimento desta área, respaldada por
recomendações de estudos anteriores e pela escassez de pesquisas similares. Além
disso, reforça a importância deste estudo no contexto do desenvolvimento científico
na gestão de processos de instituições de ensino públicas, alinhando-se com o
Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPel, que enfatiza a qualificação
da gestão por meio da ampliação de sistemas integrados. Utilizando uma
abordagem qualitativa e um estudo de caso centrado na secretaria administrativa da
FaE, a pesquisa visa compreender a dinâmica do ambiente acadêmico,
especialmente a comunicação e colaboração entre os setores da UFPel. Foram
identificados os processos de gestão acadêmica e administrativa existentes,
contrastando a prática observada com os regulamentos de gestão vigentes e
propondo melhorias nos processos. Para isso, entrevistas foram realizadas, a partir
de um questionário semiestruturado. A análise das coletas foi conduzida pelo
método de análise de conteúdo, permitindo uma imersão nas informações para
comprovar categorias alinhadas aos objetivos da pesquisa, que foram construídas
de maneira prévia à análise da pesquisa. Além de identificar o significado subjacente
às palavras que foram analisadas, a interpretação dos resultados destacou as
relações e significados encontrados no conteúdo analisado, conectando-os aos
conceitos teóricos relevantes. Por fim, a interpretação dos resultados envolveu a
análise das categorias obtidas e confirmadas e a busca por relações, conexões e
significados mais presentes no conteúdo. Dessa forma, as conclusões apontaram
que a UFPel enfrenta problemas relacionados à comunicação, à colaboração, à
gestão de processos e à uniformidade nas suas atividades, que revelam a falta de
padronização nos seus processos, além da resistência à mudança e a privação de
consulta aos servidores para a reestruturação e melhoria contínua. Outra
constatação importante diz respeito ao distanciamento entre os setores, que, de
maneira geral, não estabelecem diálogos entre si para construir entendimentos
comuns e alinhados. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Elvis Silveira | |
dc.subject.cnpq1 | ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq2 | ADMINISTRACAO PUBLICA | pt_BR |