Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorPáez, Leonardo
dc.date.accessioned2024-10-14T21:24:23Z
dc.date.available2024-10-14
dc.date.available2024-10-14T21:24:23Z
dc.date.issued2024-08-23
dc.identifier.citationPÁEZ, Leonardo. Arte rupestre do Corredor Terrestre-fluvial Negro – Orinoco – Lago Valência. Rumo a uma nomeação em série para a Lista do Patrimônio Mundial. Orientador: Lúcio Menezes Ferreira. 2024. 315 páginas. Tese (Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14297
dc.description.abstractBased mainly on geographic, archaeological, linguistic, ethno-historical and ethnographic information, a proposal for a territorial organization is presented, provisionally called the Negro – Orinoco – Lake Valencia land-river Corridor (CTF-NOV). The premise of the research is that it allows covering, in the general context of the lowlands of northern South America (TBNS), a series of natural and cultural values, especially rock art sites geographically, historically and culturally related, of extreme heritage richness. In this sense, the general objective of the research is to demonstrate that CTF-NOV’ rock art has exceptional universal values that allow its inclusion on the UNESCO World Heritage List in the Transnational Cultural Itinerary category. With this approach, the CTF-NOV geographic context is explored, from the macro-regional to the regional and local, and the long-term historical processes that interrelate the people and communities that inhabit it today. The enormous number of rock art sites associated stands out, as proof of the ancient functioning of the CTF-NOV as a means of communication and development of human phenomena characterized by transmission, interaction and cultural change, without radical ruptures between past and present. From a theoretical-conceptual point of view, the work is based on transdisciplinary dialogue that articulates different areas of knowledge for the effective study of the past, such as history, archeology, anthropology, ethnohistory and heritage studies. From a methodological point of view, documentary research techniques were applied, with primary and secondary data sources and the use of hemerographic and documentary references on the topics investigated. Finally, we aim to answer the following question: does the CTF-NOV’ rock art have exceptional universal values that would allow its inclusion on the UNESCO World Heritage List?pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArte rupestrept_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectRio Orinocopt_BR
dc.subjectPatrimônio Mundial da UNESCOpt_BR
dc.titleArte rupestre del Corredor terrestre-fluvial Negro – Orinoco – lago de Valencia: hacia una nominación en serie a la Lista del Patrimonio Mundialpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8326937201198346pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2963479281903760pt_BR
dc.description.resumoBaseada principalmente em informações geográficas, arqueológicas, linguísticas, etnohistóricas e etnográficas, é apresentada uma proposta de organização territorial provisoriamente chamada de corredor terra-rio Negro – Orinoco – Lago Valência (CTFNOV). A premissa da pesquisa é que ela permite abranger, no contexto geral das terras baixas do norte da América do Sul (TBNS), uma série de valores naturais e culturais, especialmente sítios com arte rupestre geográfica, histórica e culturalmente relacionada, de extrema riqueza patrimonial . Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é demonstrar que a arte rupestre do CTF-NOV possui valores universais excepcionais que permitem a sua inclusão na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO na categoria Itinerário Cultural Transnacional. Com este enfoque, explora-se o âmbito geográfico da CTF-NOV, do macrorregional ao regional e local, e os processos históricos de longo prazo que interrelacionam os povos e comunidades que hoje a habitam. Destaca-se o enorme número de sítios com arte rupestre associada, como prova do antigo funcionamento do CTF-NOV como meio de comunicação e de desenvolvimento de fenómenos humanos caracterizados pela transmissão, interacção e mudança cultural, sem rupturas radicais entre o passado e presente. Do ponto de vista teórico-conceitual, o trabalho baseia-se no diálogo transdisciplinar que articula diversas áreas do conhecimento para o estudo efetivo do passado, como história, arqueologia, antropologia, etno-história e estudos patrimoniais. Do ponto de vista metodológico, foram aplicadas técnicas de pesquisa documental, com fontes de dados primárias e secundárias e utilização de referências jornalísticas e documentais sobre os temas investigados. Por fim, pretende-se responder à seguinte questão: a arte rupestre do CTF-NOV possui valores universais excepcionais que permitiriam a sua inclusão na Lista do Património Mundial da UNESCO?pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Culturalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Lúcio Menezes
dc.subject.cnpq1ADMINISTRACAOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem