dc.creator | Romig, Igor Darlan Krause | |
dc.date.accessioned | 2024-10-01T19:09:16Z | |
dc.date.available | 2024-10-01T19:09:16Z | |
dc.date.issued | 2023-11-10 | |
dc.identifier.citation | Romig. Igor Darlan Krause. Barreiras para a prática de atividades físicas durante e após o período de distanciamento social da pandemia da covid-19: estudo descritivo com crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista de Canguçu/RS. 2023. 57p. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14169 | |
dc.description.abstract | Autism is a complex and comprehensive neurodevelopmental disorder, characterized by
deficits in social interaction, communication, and the presence of restricted and stereotyped
behaviors. With the start of the COVID-19 pandemic, children and adolescents with ASD
were particularly affected by virus containment measures, as they require comprehensive and
constant multidisciplinary monitoring. The objective of the study was to identify the main
barriers to the practice of PA during and after the period of social distancing during the
COVID-19 pandemic for children and adolescents with ASD in Canguçu/RS. The study
included 60 children and adolescents with ASD, aged between 2 and 17 years, enrolled at
APAE in the city of Canguçu/RS, where a face-to-face interview was carried out with the
participants' parents or guardians. Among the results found, environmental barriers were the
most reported for children and adolescents with ASD to practice PA, among the most
recommended during the pandemic were the closing of schools and not holding face-to-face
classes. Likewise, not having free and guided PA opportunities close to home, and not having
places close to home to practice PA were the other two most reported environmental barriers
to practicing PA, both during and after social distancing. of the pandemic. The results indicate
that the pandemic period had educational, physical and social effects on individuals with ASD
and that environmental barriers, according to parents' perception, are those that make it most
difficult for their children to practice PA, both during and following the COVID-19 pandemic
social distancing. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.subject | Atividade física | pt_BR |
dc.title | Barreiras para a prática de atividades físicas durante e após o período de distanciamento social da pandemia da Covid-19: estudo descritivo com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista de Canguçu/RS | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6555021446339452 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7751701952514459 | pt_BR |
dc.description.resumo | O autismo é um transtorno complexo e abrangente do neurodesenvolvimento,
caracterizado por déficit na interação social, na comunicação, e pela presença de
comportamentos restritos e estereotipados. Com o início da pandemia da COVID-19,
crianças e adolescentes com TEA foram particularmente afetadas pelas medidas de
contenção do vírus, visto que necessitam de acompanhamento multidisciplinar de
forma integral e constante. O objetivo do estudo foi identificar as principais barreiras
para a prática de AF durante e após o período de distanciamento social da pandemia
da COVID-19 de crianças e adolescentes com TEA de Canguçu/RS. Participaram do
estudo 60 crianças e adolescentes com TEA, com idade entre 2 e 17 anos,
matriculados na APAE da cidade de Canguçu/RS, onde foi realizado uma entrevista
face a face, com os pais ou responsáveis dos participantes. Entre os resultados
encontrados, as barreiras ambientais foram as mais reportadas para crianças e
adolescentes com TEA praticarem AF, dentre as mais indicadas durante a pandemia
foram o fechamento das escolas e a não realização das aulas presenciais. Assim
como, não haver oportunidades de AF gratuitas e com orientação próximas a sua
casa, e não haver locais próximos de casa para a prática de AF foram as outras
duas barreiras ambientais mais relatadas para a prática de AF, tanto durante quanto
após o distanciamento social da pandemia. Os resultados apontam que o período da
pandemia teve efeitos educacionais, físicos e sociais em indivíduos com TEA e que
as barreiras ambientais, de acordo com a percepção dos pais, são as que mais
dificultam a prática de AF de seus filhos, tanto durante, quanto após o
distanciamento social da pandemia da COVID-19. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bergmann, Gabriel Gustavo | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO FISICA | pt_BR |