dc.creator | Silva, Amanda Franco da | |
dc.date.accessioned | 2024-10-01T15:01:31Z | |
dc.date.available | 2024-10-01T15:01:31Z | |
dc.date.issued | 2022-06-28 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Amanda Franco da. Construção e validação do instrumento de avaliação técnico-tático através de jogos reduzidos para o rugby. 2022. 73p. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14159 | |
dc.description.abstract | Performance analysis has been used by rugby coaches to evaluate their teams,
considering that the performance of an athlete or a team is related to physical, technical
and tactical skills. To assist in the process of analyzing game performance and training,
some technical-tactical assessment instruments are used in different team sports. With
regard to rugby, some studies on the performance of teams are found, however they
lack predefined observation indicators, in addition to not presenting clarifications and
standard definitions of the skills evaluated in the scientific scope. In view of this, the
present study aims to build and validate a technical-tactical assessment instrument for
rugby (IATTRu), through small-sided game situations. The investigation had an
instrumental character, which consisted of building the instrument's observation
indicators and verifying its clarity of language, its practical relevance and its theoretical
relevance (content validation). The individual actions that make up the IATTRu are:
pass, offload, reception, duel and tackle. The technical-tactical components included
in the instrument are: decision making, efficiency and effectiveness. The validation
process was carried out through the evaluation of the expert committee composed of
eight rugby coaches, from different regions of Brazil, who were invited by convenience
for the study to present a plurality of participants. The evaluation was carried out
individually by digital means, using an Excel spreadsheet. Data were collected,
organized in a single worksheet and the content validation of the instrument was
verified through the Content Validity Coefficient (CVC). The results showed that the
overall CVC of the IATTRu reached the value of CVC = 0.89, still in the analysis of all
individual actions and the technical-tactical performance components reached the
value of CVC > 0.80, reaching the cut-off point necessary for validation of the
instrument content. Therefore, the IATTRu was composed of 39 observation indicators
that evaluate individual actions considering the technical-tactical performance
components for rugby. In short, the study pointed out that the IATTRu is a valid and
applicable instrument, which assesses the level of individual technical-tactical
performance through rugby small-sided games. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Estudo de validação | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Esporte | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.title | Construção e validação do instrumento de avaliação técnico-tático através de jogos reduzidos para o rugby | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7351117583568336 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2825017436880385 | pt_BR |
dc.description.resumo | A análise de desempenho tem sido utilizada pelos treinadores de rugby para avaliar
suas equipes, tendo em vista que o desempenho de um(a) atleta ou de uma equipe
está relacionado com as habilidades técnicas e táticas, bem com as capacidades
físicas. Para auxiliar no processo de análise de desempenho de jogo e no treinamento,
alguns instrumentos de avaliação técnico-tática são utilizados em diferentes
modalidades coletivas. No que se refere ao rugby, alguns estudos sobre o
desempenho de equipes são encontrados. No entanto, carecem de indicadores
predefinidos de observação, além de não apresentarem esclarecimentos e definições
padrão das habilidades avaliadas no âmbito científico. Em vista disso, o presente
estudo tem como objetivo construir e validar um instrumento de avaliação técnico tático para o rugby (IATTRu), através de situações de jogos reduzidos. A investigação
apresentou um caráter instrumental, que consistiu em construir os indicadores de
observação do instrumento e verificar a clareza de linguagem, a pertinência prática e
a relevância teórica destes (validação de conteúdo). As ações individuais que
compõem o IATTRu são: passe; offload; recepção; duelo; e tackle. Os componentes
técnico-táticos inseridos no instrumento são: tomada de decisão; eficiência; e eficácia.
O processo de validação foi realizado através da avaliação do comitê de especialistas,
composto por oito treinadores de rugby, de diferentes regiões do Brasil, que foram
convidados por conveniência, para o estudo apresentar uma pluralidade de
participantes. A avaliação foi realizada individualmente por via digital, através de uma
planilha de Excel. Os dados foram coletados, organizados em uma planilha única e foi
verificada a validação de conteúdo do instrumento através do Coeficiente de Validade
de Conteúdo (CVC). A resultados mostraram que o CVC geral do IATTRu atingiu o
valor de CVC = 0,89, ainda na análise de todas as ações individuais do rugby e os
componentes de desempenho técnico-tático atingiram o valor de CVC > 0,80,
alcançando o ponto de corte necessário para validação do conteúdo do instrumento.
Logo, o IATTRu foi composto por 39 indicadores de observação que avaliam as ações
individuais, considerando os componentes de desempenho técnico-tático para o
rugby. Em suma, o estudo apontou que o IATTRu é um instrumento válido e aplicável,
que avalia o nível de desempenho técnico-tático individual através de jogos reduzidos
de rugby. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pinheiro, Eraldo dos Santos | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO FISICA | pt_BR |