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Hoje tem Dabucuri: uma etnografia do ritual na festa em homenagem a São Sebastião na Comunidade São Sebastião do Rio Tarumã Mirim – Manaus/Amazonas
dc.creator | Carvalho, Águido Akell Santos de | |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T20:41:23Z | |
dc.date.available | 2024-08-09 | |
dc.date.available | 2024-08-09T20:41:23Z | |
dc.date.issued | 2024-03-27 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Águido Akell Santos de. Hoje tem Dabucuri: uma etnografia do ritual na festa em homenagem a São Sebastião na Comunidade São Sebastião do Rio Tarumã Mirim – Manaus/Amazonas. Orientadora: Lori Altmann. 2024. 165 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13761 | |
dc.description.abstract | Esta Disertación de Maestría resulta de muchos años de trabajo junto a los pueblos indígenas en el medio urbano de la ciudad de Manaus (AM) y de algunos municipios del interior del estado de Amazonas. La investigación versa sobre el ritual que ocurre en la Fiesta en homenagen a São Sebastião en la Comunidad São Sebastião del Rio Tarumã Mirim, a partir de las teorías de Victor Witter Turner (1974 – 2005) y de Arnold van Gennep (2011), mesclando la autoetnografía, como sugerido por Daniela Beccacia Versiani (2002) e Silvio Matheus Alves dos Santos (2017), a la etnografía, como sostiene Clifford Geertz (2002), y la observación participante junto a los moradores del local. En esta investigación académica, he presenciado todos los momentos posibles junto a las familias y personas involucradas en la festividad, como las ceremonias realizadas dentro y afuera de la Iglesia de São Sebastião. He tratado de establecer un abordaje crítico a partir de los conceptos de ritual, territorio, identidad étnica, fronteras sociales, que proporcionan todo un proceso dinámico en el modo de vivir de eses agentes sociales, y que he identificado a cada paso de la pesquisa en los encuentros, las conversaciones que se nos acercaba. Más aún, tiendo como vínculo la sonoridad del sonido del tambor y la lucha por la apertura de caminos al pueblo indígena Baré en la búsqueda de un diálogo con el Estado a partir de sus demandas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ritual | pt_BR |
dc.subject | Baré | pt_BR |
dc.subject | Festa de São Sebastião | pt_BR |
dc.subject | Identidade étnica | pt_BR |
dc.subject | Território | pt_BR |
dc.subject | Pueblo Baré | pt_BR |
dc.subject | Fiesta de São Sebastião | pt_BR |
dc.subject | Identidad étnica | pt_BR |
dc.title | Hoje tem Dabucuri: uma etnografia do ritual na festa em homenagem a São Sebastião na Comunidade São Sebastião do Rio Tarumã Mirim – Manaus/Amazonas | pt_BR |
dc.title.alternative | Hoy hay Dabucuri: una etnografía del ritual en la fiesta en homenaje a São Sebastião de la Comunidad São Sebastião del Rio Tarumã Mirim – Manaus/Amazonas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta Dissertação de Mestrado é resultado de muitos anos de trabalho junto aos povos indígenas no meio urbano de Manaus (AM) e de alguns municípios do interior do estado do Amazonas. Assim, a pesquisa versa sobre o ritual na Festa em homenagem a São Sebastião na Comunidade São Sebastião do Rio Tarumã Mirim, a partir das teorias de Victor Witter Turner (1974; 2005) e de Arnold Van Gennep (2011), entrelaçando a autoetnografia, como sugerem Daniela Beccacia Versiani (2002) e Silvio Matheus Alves dos Santos (2017), à etnografia, como salienta Clifford Geertz (2002), e à observação participante junto aos moradores do local. Neste estudo acadêmico, presenciei todos os momentos possíveis junto às famílias e pessoas envolvidas na festividade, assim como as cerimônias realizadas dentro e fora da Igreja de São Sebastião. Nisso busquei estabelecer uma abordagem crítica a partir dos conceitos de ritual, território, identidade étnica, fronteiras sociais, que proporcionam todo um processo dinâmico no modo de viver desses agentes sociais, e identifiquei a cada passo da pesquisa os encontros, as falas que nos aproximavam. Ademais, tendo como liga a sonoridade percussiva do tambor e a luta pela abertura de caminhos ao povo indígena Baré na busca de um diálogo com o Estado a partir de suas demandas. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Altmann, Lori | |
dc.subject.cnpq1 | ANTROPOLOGIA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
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PPGAnt: Dissertações e Teses [164]
Abrange as Dissertações e Teses da área de Pós-Graduação em Antropologia