dc.creator | Albuquerque, Mauricio da Cunha | |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T19:19:44Z | |
dc.date.available | 2024-08-01 | |
dc.date.available | 2024-08-01T19:19:44Z | |
dc.date.issued | 2023-07-03 | |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Mauricio da Cunha. Coração de Leão – o Rei, o Herói, o Ícone: Um Estudo acerca da Construção Visual desta Personagem na Inglaterra Oitocentista. Tese (Doutorado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13692 | |
dc.description.abstract | This Thesis is about the reception of Richard I in the nineteenth century england. Specifically, about the presence of this character in this period’s visual culture, aiming to contemplate a variety media and connotations attributed to the monarch in the context in question. Our main argument can be summarized in two fundamental statements: 1) that Richard I can be understood as an english cultural icon of the XIX’s (particularly during the Victorian Era); and 2) british cultural producers developed a particular fixation on this historical figure, a phenomenon which we call lionheartmania. Theoretically supported by the Studies in Medievalism, the Visual Studies and methodologically by the critical iconology, the research seeks to understand the meaning of this cultural obsession with Lionheart, as well as the strategies used by 19th century artists to “rehabilitate” the medieval king as a modern hero. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ricardo I | pt_BR |
dc.subject | Medievalismo | pt_BR |
dc.subject | Cultura visual | pt_BR |
dc.subject | Inglaterra | pt_BR |
dc.subject | Oitocentos | pt_BR |
dc.subject | Richard I | pt_BR |
dc.subject | Reception of the middle ages | pt_BR |
dc.subject | Visual culture | pt_BR |
dc.subject | England | pt_BR |
dc.subject | Nineteenth century | pt_BR |
dc.title | Coração de Leão – O Rei, o Herói, o Ícone: um estudo acerca da construção visual desta personagem na Inglaterra oitocentista | pt_BR |
dc.title.alternative | Lionheart – The King, the Hero, the Icon: a study on the visual construction of this character in nineteenth century England | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta Tese trata da recepção de Ricardo I na Inglaterra do século XIX. Precisamente, da presença desta personagem na cultura visual do período, buscando contemplar uma variedade de suportes e conotações atribuídas a este monarca no contexto em questão. Nosso argumento se sustenta em duas afirmações fundamentais: 1) a de que Ricardo I pode ser compreendido como um ícone cultural da Inglaterra oitocentista (em particular na Era Vitoriana); e 2) a de que os produtores culturais insulares desenvolveram uma particular fixação por esta figura histórica, fenômeno o qual damos o nome de ricardomania. À luz dos Estudos do Medievalismo, dos Estudos Visuais e amparados metodologicamente pela iconologia crítica, buscamos compreender o significado desta obsessão cultural por Coração de Leão, assim como as estratégias mobilizadas por artistas do século XIX para “reabilitar” o rei medieval como um herói moderno. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Daniele Gallindo | |
dc.subject.cnpq1 | HISTORIA | pt_BR |