dc.creator | Gomes, Vitor Naoki Miki | |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T23:03:22Z | |
dc.date.available | 2024-07-31T23:03:22Z | |
dc.date.issued | 2023-12-19 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Vitor Naoki Miki. O Priapo pático e as identidades eróticas desviantes em Roma: limites das subjetividades masculinas (séc. I a.C. – II d.C.). 2024. 288 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13665 | |
dc.description.abstract | The pleasures in life are many, but perhaps none is more important than experiencing the pleasure of love and companionship. Discussing the forms of love is thus an increasingly necessary topic in contemporary society. Often, however, this discussion occurs in a way that disqualifies the other, carrying the
burdensome and painful stigma of premature conceptualization. Therefore, the dissertation investigates how Roman men could confront the preconceived notions of Roman virilism through the emasculated representations of Priapus, especially between the first century BC and the second century AD. The work
thus develops in the search for diversity in Priapus, a god of many faces, who is often remembered only for his enormous, erect, and deformed phallus, with which he defended his land and raped thieves. The methodology, therefore, is to understand the transformative potential in the conceptual and visual language intertwined in the figuration of Priapus (Pathic) in literature and material culture. In this way, the dissertation was able to perceive the possibility of the Roman man finding other ways to love and be loved, other forms of masculine sexual subjectivation, the "pathics erotic identities". Finally, the work discusses the urge for studies that present more flexible conceptions of sexual subjectivation in Antiquity and be attentive to the emergence of diversity, non-conformist erotic identities in their society. Above all, we perceive that remains open the investigation about how deviant sexual subjectivities reinterpreted cultural codes, social and political conventions, that, ultimately, inform male adequacy in the Roman public space. Thus, we aspire and suggest a new field of investigation on the fundamental protocols of non-conformist (pathic) existence in Antiquity. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | História antiga | pt_BR |
dc.subject | Cultura material e literatura latina | pt_BR |
dc.subject | Priapeia | pt_BR |
dc.subject | Estudos de gênero | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade sexual | pt_BR |
dc.subject | Ancient history | pt_BR |
dc.subject | Material culture and latin literature | pt_BR |
dc.subject | Priapeia | pt_BR |
dc.subject | Gender studies | pt_BR |
dc.subject | Sexual subjectivity | pt_BR |
dc.title | O Priapo pático e as identidades eróticas desviantes em Roma: limites das subjetividades masculinas (séc. I a.C. – II d.C.) | pt_BR |
dc.title.alternative | The Pathic Priapus and Deviant Erotic Identities in Rome: Limits of Masculine Subjectivities (1st century BC - 2nd century AD) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8492222452980034 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva , Semíramis Corsi | |
dc.description.resumo | Os prazeres na vida são muitos, mas talvez, nenhum deles seja mais importante que vivenciar o prazer do amor e do companheirismo. Falar sobre as formas de amor, então, é um tema cada vez mais necessário na sociedade contemporânea.
Acontece que, muitas vezes, essa fala ocorre de forma que se desqualifique o outro, no pechoso e penoso estigma da conceitualização precoce. Assim, a dissertação investiga como os homens romanos poderiam confrontar os conceitos preconcebidos do virilismo romano mediante às representações emasculadas de Priapo, sobretudo entre o primeiro século antes e o segundo depois de Cristo. O trabalho se desenvolve, então, na busca pela diversidade em Priapo, um deus de muitas faces, que, muitas vezes, porém, é lembrado apenas pelo seu enorme falo ereto e deforme, com o qual defendia a sua terra e
estuprava os ladrões. A metodologia, portanto, é perceber a potência do potencial transformador na linguagem conceitual e visual intricada na figuração de Priapo(s) (“Páticos”) na literatura e na cultura material. Dessa forma, a dissertação foi capaz de perceber a possibilidade de o homem romano encontrar outras formas de amar e ser amado, outras formas de subjetivação sexual no masculino, as “identidades eróticas páticas”. Por fim, o trabalho debate a necessidade de estudos futuros que apresentem concepções mais flexíveis sobre a subjetivação sexual na Antiguidade e atentas para o surgimento da diversidade de identidades eróticas não conformistas ao senso comum de sua sociedade. Sobretudo, percebemos permanecer em aberto o estudo sobre como as subjetividades sexuais desviantes ressignificavam os códigos culturais, as convenções sociais e políticas que informam a adequação masculina no espaço público romano em questão. Logo, almejamos e sugerimos um novo campo de
investigação sobre os protocolos fundamentais de existência (pática) não conformista na Antiguidade. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cerqueira, Fábio Vergara | |
dc.subject.cnpq1 | HISTORIA | pt_BR |