Mostrar el registro sencillo del ítem
Para uma construção de corpos e espaços em Akira (1988), de Katsuhiro Otomo
dc.creator | Freitas, Luciana de Ávila | |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T22:58:01Z | |
dc.date.available | 2024-07-31T22:58:01Z | |
dc.date.issued | 2023-07-25 | |
dc.identifier.citation | FREITAS, Luciana de Ávila. Para uma construção de corpos e espaços em Akira (1988), de Katsuhiro Otomo. 2023. 145 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13662 | |
dc.description.abstract | Added to the traumatic events of World War II, rapid modernization and economic progress created the conditions for a phenomenon that would completely transform the way Japan projected itself after the war. Animes appear at this crucial point in history, carrying themes from a century full of social upheavals. In this context, the object of analysis of this research debuted: Akira (1988), a feature film created and directed by Katsuhiro Otomo. The cultural product appears carrying the references of its production moment, especially regarding events from the mid-20th century onwards. This study aims to analyze the representations of the body and space in Akira, with the aim of understanding possible historical and cultural aspects of Japan in the 1980s. It is also important to highlight that many of the themes covered in the work refer to tropes such as apocalypse, generational crisis and work ethics. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Japão | pt_BR |
dc.subject | Anime | pt_BR |
dc.subject | Cyberpunk | pt_BR |
dc.subject | Corpo e cidade | pt_BR |
dc.subject | Japan | pt_BR |
dc.subject | Body and city | pt_BR |
dc.title | Para uma construção de corpos e espaços em Akira (1988), de Katsuhiro Otomo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Somado aos eventos traumáticos da Segunda Guerra Mundial, a rápida modernização e o progresso econômico criaram as condições para um fenômeno que iria transformar completamente o modo como o Japão se autoprojetaria após a guerra. Os animes aparecem nesse ponto crucial da história, carregando temas de um século cheio de convulsões sociais. Nesse contexto, estreou o objeto de análise dessa pesquisa: Akira (1988), um longa-metragem criado e dirigido por Katsuhiro Otomo. O produto cultural surge carregando as referências do seu momento de produção, especialmente no que tange os acontecimentos da metade do século XX em diante. Esse estudo propõe-se analisar as representações do corpo e do espaço em Akira, com o objetivo de compreender possíveis aspectos históricos e culturais do Japão na década de 1980. É relevante destacar ainda que muitos dos temas abordados na obra referem-se a tropos como apocalipse, crise geracional e ética do trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Daniele Gallindo | |
dc.subject.cnpq1 | HISTORIA | pt_BR |