dc.creator | Cardoso, Joyce Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T22:55:34Z | |
dc.date.available | 2024-07-31T22:55:34Z | |
dc.date.issued | 2023-08-27 | |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Joyce Silva. Mulheres negras: entre representações e identidades na história do Brasil: uma análise sobre Lucélia na série Filhos da Pátria (2017 – 2019). 2023. 169 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13660 | |
dc.description.abstract | Este trabajo tiene como objetivo presentar una perspectiva histórica sobre la construcción de representaciones de las mujeres negras en la televisión brasileña. En este sentido, pretendemos observar la relación que se establece entre la cultura mediática y la sociedad con el fin de comprender las construcciones culturales sobre las mujeres negras en la televisión y sus implicaciones en la elaboración del significado. Eso es, más precisamente, entender a través de un estudio de caso sobre el personaje Lucélia de la serie Filhos da Pátria (2017– 2019). En esta trayectoria de la investigación, hay una construcción cultural que ocurre de manera similar entre los países que se desarrollaron en base al trabajo esclavo. Para desarrollar esta investigación, pasamos por un levantamiento historiográfico,
así como la comprensión de conceptos. Uno de esos conceptos es el de las imágenes de control abordado por la autora Patricia Hill Collins en el libro "Black Feminist Thought" (2019). Este concepto se articula con entendimientos sobre la televisión brasileña, involucrando representaciones relacionadas con las mujeres negras, a través de personajes que viven en el imaginario cotidiano. Es la observación de estereotipos, nociones que directa o indirectamente terminan designando y reforzando cuál es el "lugar" de esta mujer. Estas articulaciones, en su gran mayoría, no son elaboradas conscientemente, sino más bien apropiadas por la naturalización de estos entendimientos en la cultura. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Imagens de controle | pt_BR |
dc.subject | Televisão | pt_BR |
dc.subject | Filhos da Pátria | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Mujeres negras | pt_BR |
dc.subject | Imágenes de control | pt_BR |
dc.subject | Televisión | pt_BR |
dc.subject | Personificación | pt_BR |
dc.title | Mulheres negras: entre representações e identidades na História do Brasil. Uma análise sobre Lucélia na série Filhos da Pátria (2017- 2019) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5496494513933159 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3858201697400054 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo, apresentar uma perspectiva histórica acerca da construção de representações de mulheres negras dentro da TV brasileira. Nesse sentido, pretende-se observar a relação que se estabelece entre a cultura midiática e sociedade a fim de compreender construções culturais sobre mulheres negras na televisão e suas implicações nas elaborações de sentido. Ou seja, mais precisamente, compreender através de um estudo de caso sobre a personagem Lucélia do seriado Filhos da Pátria (2017– 2019). Nessa trajetória da pesquisa, encontra-se uma construção cultural que ocorre de forma
semelhante entre países que se desenvolveram com base em mão de obra escravizada. Para desenvolver essa pesquisa, percorremos por um levantamento historiográfico, assim como pela compreensão de conceitos. Um desses conceitos é o de imagens de controle abordado pela autora Patricia Hill Collins no livro “Pensamento feminista negro” (2019). Esse conceito é articulado com compreensões acerca da televisão brasileira, envolvendo representações relacionadas às mulheres negras, através de personagens que vivem no imaginário cotidiano. Trata-se da observação de estereótipos, noções que direta ou
indiretamente acabam designando e reforçando qual é o “lugar” dessa mulher. Essas articulações, na grande maioria, não são elaboradas de forma consciente, mas sim apropriadas pela naturalização dessas compreensões na cultura. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Chaves, Larissa Patron | |
dc.subject.cnpq1 | HISTORIA | pt_BR |