Oficina da universidade aberta da pessoa idosa: compartilhando saberes sobre plantas medicinais
dc.creator | Dias, Nathália da Silva | |
dc.creator | Lima, Ângela Roberta Alves | |
dc.creator | Pereira, Gabriel Moura | |
dc.creator | Sousa, Josué Barbosa | |
dc.creator | Lopes, Luani Burkert | |
dc.creator | Heck, Rita Maria | |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T14:32:36Z | |
dc.date.available | 2024-07-22T14:32:36Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | DIAS, N. S. et al. Oficina da universidade aberta da pessoa idosa: compartilhando saberes sobre plantas medicinais. BRAZILIAN JOURNAL OF HEALTH REVIEW, v. 2, p. 6167-6174, 2019. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5696/5141. Acesso em: 7 jul. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13571 | |
dc.description.abstract | A Universidade Aberta da Pessoa Idosa da Universidade Federal de Pelotas, surge como forma de oportunizar à população idosa um espaço não somente educacional, mas também social e cultural, oferecendo diferentes disciplinas, assim como, oficinas. Para tanto tem-se o cuidado na escolha de uma metodologia específica e direcionada à pessoa neste ciclo de vida. Uma das atividades desenvolvidas abordou a temática da autoatenção, sobre o uso de plantas medicinais, práticas de autocuidado e perspectivas de saúde-doença. Nesse artigo apresenta-se um relato de experiencia de acadêmicos da graduação de enfermagem, que participaram dessa atividade, que objetivou a promoção e a valorização do saber popular sobre plantas medicinais. Participaram da atividade 22 idosos. Atividade possibilitou constatar que os idosos possuem conhecimentos sobre plantas medicinais, que balizam o cuidado familiar, os quais são decorrentes de experiências construídas ao longo de anos, tendo sido, em parte, repassado pelos seus ancestrais. Bem como, discutir questões em relação a qualidade de vida, inclusão social, conhecimento científico, troca de experiências e resgate da cidadania, uma vez que partiu da perspectiva da troca de saberes e da disseminação do conhecimento acadêmico de forma democrática e participativa. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | SciELO | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Plantas medicinais | pt_BR |
dc.subject | Idosos | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Medicinal plants | pt_BR |
dc.subject | Elderly | pt_BR |
dc.subject | Health education | pt_BR |
dc.title | Oficina da universidade aberta da pessoa idosa: compartilhando saberes sobre plantas medicinais | pt_BR |
dc.title.alternative | Open university of the elderly’s workshop: sharing knowledge about medicinal plants | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34119/bjhrv2n6-111 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
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