Mostrar registro simples

dc.creatorElert, Cristiane Winkel
dc.creatorGrützmann, Thaís Philipsen
dc.creatorAlves, Antônio Maurício Medeiros
dc.date.accessioned2024-06-19T12:37:54Z
dc.date.available2024-06-19T12:37:54Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationELERT, C. W. ; GRUTZMANN, T. P. ; ALVES, A. M. M. A história dos dez sacizinhos: uma vivência em matemática através da literatura infantil. In: Educação: as principais abordagens dessa área V.02. São José dos Pinhais: SEVEN, 2023, v. 1, p. 49-59. Disponível em: http://sevenpublicacoes.com.br/index.php/editora/article/view/380. Acesso em: 15 jun. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13279
dc.description.abstractA possibilidade de vivenciar a Matemática a partir da literatura infantil é o tema deste artigo. O objetivo é analisar uma proposta prática realizada em sala de aula com 23 alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada no município de Pelotas/RS. Este trabalho é um relato de experiência vinculado a uma pesquisa de mestrado em andamento, de abordagem qualitativa, na qual serão analisadas diferentes propostas para o ensino de matemática com o uso de literatura, a partir do livro Dez Sacizinhos,da autora Tatiana Belinky. Os dados foram coletados durante o ano letivo de 2022. Os referenciais teóricos utilizados apresentam a contação de histórias como algo que encanta e permite à criança compreender o mundo que a cerca, assim podemos utilizar esta vivência mágica também nas aulas de Matemática. Desta forma as crianças passam a vivenciar e melhor compreender os conceitos matemáticos. Até o presente momento percebeu-se que, através das histórias e de uma intervenção pedagógica lúdica, as crianças construíram noção de quantidade, realizaram cálculos simples de adição e subtração, além de compreenderem que a dezena pode ser construída de diferentes formas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEd. SEVENpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.titleA história dos dez sacizinhos: uma vivência em matemática através da literatura infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe story of the ten little sacs: an experience in mathematics through children's literaturept_BR
dc.typebookPartpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-005
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples