A formação dos professores de Matemática por meio dos Jogos Teatrais: uma vivência significativa do processo
dc.creator | Grützmann, Thaís Philipsen | |
dc.date.accessioned | 2024-06-18T12:08:06Z | |
dc.date.available | 2024-06-18T12:08:06Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | GRUTZMANN, T. P.. A formação dos professores de Matemática por meio dos Jogos Teatrais: uma vivência significativa do processo. Formiga: MultiAtual, 2024. v. 1. 114p . Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742055. Acesso em: 15 jun. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-6009-059-0 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13274 | |
dc.description.abstract | O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa interligando Matemática e Teatro, duas importantes áreas da educação. O objetivo era investigar como as atividades e os jogos cênicos podem contribuir na formação docente durante o curso de Licenciatura em Matemática, através da vivência, preparação e execução de aulas mais criativas e que promovam a interação entre professor e alunos. Baseado na teoria de Spolin sobre Jogos Teatrais foram elaborados oito encontros com a turma, onde diferentes atividades foram desenvolvidas. Entre elas, jogos cênicos que exploraram o relacionamento em grupo, concentração, expressão corporal e vocal, além de jogos nos quais houve a aplicação direta de conteúdos matemáticos. Ainda, a leitura de um artigo sobre educação matemática, abordando o ensino através da encenação das histórias do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan e a leitura de uma peça teatral que abordava conhecimentos de lógica formal e discussão sobre os temas trabalhados. Utilizaram-se diferentes instrumentos de coleta de dados como a redação de textos e de peças teatrais, questionários, entrevistas, todos estes realizados com os acadêmicos e também o diário de aula da pesquisadora. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Ed. MultiAtual | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos teatrais | pt_BR |
dc.subject | Interatividade | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | A formação dos professores de Matemática por meio dos Jogos Teatrais: uma vivência significativa do processo | pt_BR |
dc.type | book | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.10633124 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
-
PPGEMAT: Livros [1]