Mostrar registro simples

dc.creatorCastro, Elisabete Strelow de
dc.creatorGrützmann, Thaís Philipsen
dc.date.accessioned2024-06-18T12:04:25Z
dc.date.available2024-06-18T12:04:25Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationCASTRO, E. S..; GRUTZMANN, T. P.. Reflexões sobre possíveis entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação dos Surdos presentes nas produções entre 2010 e 2020 . Revista Educar Mais, [S. l.], v. 7, p. 880–898, 2023. DOI: 10.15536/reducarmais.7.2023.3418. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3418. Acesso em: 15 jun. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13273
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma síntese da dissertação defendida em 2021, no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas, em Pelotas/RS. A pesquisa realizada, de abordagem qualitativa, definiu-se como pesquisa bibliográfica e teve como objetivo descrever e analisar duas das temáticas emergentes identificadas a partir dos entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação de Surdos nas produções contidas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) no período entre 2010 e 2020. Para a coleta de dados, realizou-se um levantamento de produções utilizando os termos “matemática” e “surdo” somente no título. Dos estudos identificados emergiram cinco categorias, sendo duas analisadas: 1) estratégias tecnológicas digitais no ensino de surdos e 2) construção de conceitos e saberes matemáticos por estudantes surdos na utilização de materiais didáticos manipuláveis e jogos. Conclui-se que as áreas se entrelaçam em vários sentidos, como o uso da Libras e a busca por métodos e estratégias de ensino inovadoras aproveitando-se da tecnologia e de materiais concretos, explorando a visualidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherIFSulpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.subjectBDTDpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectDeaf educationpt_BR
dc.subjectBibliographic researchpt_BR
dc.titleReflexões sobre possíveis entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação dos Surdos presentes nas produções entre 2010 e 2020pt_BR
dc.title.alternativeReflections on possible interlaciesbetween Mathematics Education and the Education of the Deaf in the productions between 2010 and 2020pt_BR
dc.title.alternativeReflexiones sobre posibles entrelaces entre la Educación Matemática y la Educación del Sordo en las producciones entre 2010 y 2020pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3418
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples