Mostrar el registro sencillo del ítem
Reflexões sobre possíveis entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação dos Surdos presentes nas produções entre 2010 e 2020
dc.creator | Castro, Elisabete Strelow de | |
dc.creator | Grützmann, Thaís Philipsen | |
dc.date.accessioned | 2024-06-18T12:04:25Z | |
dc.date.available | 2024-06-18T12:04:25Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | CASTRO, E. S..; GRUTZMANN, T. P.. Reflexões sobre possíveis entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação dos Surdos presentes nas produções entre 2010 e 2020 . Revista Educar Mais, [S. l.], v. 7, p. 880–898, 2023. DOI: 10.15536/reducarmais.7.2023.3418. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3418. Acesso em: 15 jun. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13273 | |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma síntese da dissertação defendida em 2021, no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas, em Pelotas/RS. A pesquisa realizada, de abordagem qualitativa, definiu-se como pesquisa bibliográfica e teve como objetivo descrever e analisar duas das temáticas emergentes identificadas a partir dos entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação de Surdos nas produções contidas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) no período entre 2010 e 2020. Para a coleta de dados, realizou-se um levantamento de produções utilizando os termos “matemática” e “surdo” somente no título. Dos estudos identificados emergiram cinco categorias, sendo duas analisadas: 1) estratégias tecnológicas digitais no ensino de surdos e 2) construção de conceitos e saberes matemáticos por estudantes surdos na utilização de materiais didáticos manipuláveis e jogos. Conclui-se que as áreas se entrelaçam em vários sentidos, como o uso da Libras e a busca por métodos e estratégias de ensino inovadoras aproveitando-se da tecnologia e de materiais concretos, explorando a visualidade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | IFSul | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.subject | BDTD | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Deaf education | pt_BR |
dc.subject | Bibliographic research | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre possíveis entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação dos Surdos presentes nas produções entre 2010 e 2020 | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflections on possible interlaciesbetween Mathematics Education and the Education of the Deaf in the productions between 2010 and 2020 | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflexiones sobre posibles entrelaces entre la Educación Matemática y la Educación del Sordo en las producciones entre 2010 y 2020 | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3418 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |