Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorMartins, Marcos Aurélio da Silva
dc.creatorGrützmann, Thaís Philipsen
dc.creatorUmetsubo, Patricia Michie
dc.date.accessioned2024-06-07T11:21:17Z
dc.date.available2024-06-07T11:21:17Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationMARTINS, Marcos Aurélio da Silva; GRÜTZMANN, Thaís Philipsen; UMETSUBO, Patricia Michie. Trilha das Operações: uma experiência versátil. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2019, Taquara. Anais... Taquara, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13213
dc.description.abstractO artigo apresenta o jogo Trilha das Operações, o qual pode ser aplicado como atividade em sala de aula, bem como uma oficina. A proposta inicial foi pensada para trabalhar com as quatro operações básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão, e os conceitos de sucessor e antecessor de um número. O jogo foi criado no Projeto Produção de videoaulas de Matemática com tradução em Libras (MathLibras), financiado pelo CNPq. O texto apresenta a estrutura inicial do jogo, com os materiais necessários: tabuleiro, cinco dados, três baralhos e peões e o desenvolvimento das duas etapas. Na sequência, descreve-se o desenvolvimento do jogo com turmas de 1º, 2º, 4º, 6º, 7º e 8º anos, entre 2018 e 2019, e as adaptações necessárias nas regras e no material, destacando-se o ensino dos números de 0 a 10 na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Como resultados, destaca-se que os alunos dos anos iniciais mostraram maior interesse em jogar, conseguiram responder as questões das cartas, falaram positivamente da inserção do Português num jogo de Matemática. Os alunos dos anos finais, apesar de mostrarem um interesse menor no jogo, gostaram da proposta dos cinco dados e três baralhos, apresentaram dificuldades com cálculos mentais e com as frações. Em todas as turmas de 2019, onde foram incluídas as cartas com os números em Libras, os alunos mostraram-se favoráveis a esta inclusão, com curiosidades sobre a língua e a forma de comunicação. Considera-se, com o jogo, o brincar e o aprender matemática ao mesmo tempo, que se faz necessário em sala de aula, buscando oferecer ao aluno um momento significativo de aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFACCATpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectTrilhapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectOperações básicaspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.titleTrilha das Operações: uma experiência versátilpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem