dc.identifier.citation | MARTINS, Marcos Aurélio da Silva; GRÜTZMANN, Thaís Philipsen; UMETSUBO, Patricia Michie. Trilha das Operações: uma experiência versátil. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2019, Taquara. Anais... Taquara, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo apresenta o jogo Trilha das Operações, o qual pode ser aplicado como atividade em sala
de aula, bem como uma oficina. A proposta inicial foi pensada para trabalhar com as quatro
operações básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão, e os conceitos de sucessor e
antecessor de um número. O jogo foi criado no Projeto Produção de videoaulas de Matemática
com tradução em Libras (MathLibras), financiado pelo CNPq. O texto apresenta a estrutura
inicial do jogo, com os materiais necessários: tabuleiro, cinco dados, três baralhos e peões e o
desenvolvimento das duas etapas. Na sequência, descreve-se o desenvolvimento do jogo com
turmas de 1º, 2º, 4º, 6º, 7º e 8º anos, entre 2018 e 2019, e as adaptações necessárias nas regras e
no material, destacando-se o ensino dos números de 0 a 10 na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Como resultados, destaca-se que os alunos dos anos iniciais mostraram maior interesse em jogar,
conseguiram responder as questões das cartas, falaram positivamente da inserção do Português
num jogo de Matemática. Os alunos dos anos finais, apesar de mostrarem um interesse menor no
jogo, gostaram da proposta dos cinco dados e três baralhos, apresentaram dificuldades com
cálculos mentais e com as frações. Em todas as turmas de 2019, onde foram incluídas as cartas
com os números em Libras, os alunos mostraram-se favoráveis a esta inclusão, com curiosidades
sobre a língua e a forma de comunicação. Considera-se, com o jogo, o brincar e o aprender
matemática ao mesmo tempo, que se faz necessário em sala de aula, buscando oferecer ao aluno
um momento significativo de aprendizagem. | pt_BR |