Mostrar el registro sencillo del ítem
Trilha das Operações: uma experiência versátil
dc.creator | Martins, Marcos Aurélio da Silva | |
dc.creator | Grützmann, Thaís Philipsen | |
dc.creator | Umetsubo, Patricia Michie | |
dc.date.accessioned | 2024-06-07T11:21:17Z | |
dc.date.available | 2024-06-07T11:21:17Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | MARTINS, Marcos Aurélio da Silva; GRÜTZMANN, Thaís Philipsen; UMETSUBO, Patricia Michie. Trilha das Operações: uma experiência versátil. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2019, Taquara. Anais... Taquara, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13213 | |
dc.description.abstract | O artigo apresenta o jogo Trilha das Operações, o qual pode ser aplicado como atividade em sala de aula, bem como uma oficina. A proposta inicial foi pensada para trabalhar com as quatro operações básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão, e os conceitos de sucessor e antecessor de um número. O jogo foi criado no Projeto Produção de videoaulas de Matemática com tradução em Libras (MathLibras), financiado pelo CNPq. O texto apresenta a estrutura inicial do jogo, com os materiais necessários: tabuleiro, cinco dados, três baralhos e peões e o desenvolvimento das duas etapas. Na sequência, descreve-se o desenvolvimento do jogo com turmas de 1º, 2º, 4º, 6º, 7º e 8º anos, entre 2018 e 2019, e as adaptações necessárias nas regras e no material, destacando-se o ensino dos números de 0 a 10 na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Como resultados, destaca-se que os alunos dos anos iniciais mostraram maior interesse em jogar, conseguiram responder as questões das cartas, falaram positivamente da inserção do Português num jogo de Matemática. Os alunos dos anos finais, apesar de mostrarem um interesse menor no jogo, gostaram da proposta dos cinco dados e três baralhos, apresentaram dificuldades com cálculos mentais e com as frações. Em todas as turmas de 2019, onde foram incluídas as cartas com os números em Libras, os alunos mostraram-se favoráveis a esta inclusão, com curiosidades sobre a língua e a forma de comunicação. Considera-se, com o jogo, o brincar e o aprender matemática ao mesmo tempo, que se faz necessário em sala de aula, buscando oferecer ao aluno um momento significativo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | FACCAT | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Trilha | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Operações básicas | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.title | Trilha das Operações: uma experiência versátil | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Matemática e Estatística: Trabalhos em eventos [21]
Abrange os arquivos de trabalhos apresentados em eventos da área do Departamento de Matemática e Estatística.