Mostrar registro simples

dc.creatorVeiga Júnior, Álvaro
dc.creatorCardoso, Adriana Lessa
dc.creatorSiñani, Marília Claudia Favreto
dc.date.accessioned2024-05-16T22:35:51Z
dc.date.available2024-05-16T22:35:51Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationVEIGA JÚNIOR, Álvaro; CARDOSO, Adriana Lessa; SINÃNI, Marília Claudia Favreto. Aportes na pesquisa em educação: bricolagem, ecologia e feminismos. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GÊNERO, ARTE E MEMÓRIA, 7, 2022. Pelotas: UFPel, 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2177-8884
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13030
dc.description.abstractEste texto é fruto de escrita coletiva de integrantes de grupo de pesquisa em educação. Objetiva fazer reflexões a partir da questão: o que o feminismo ecológico e a bricolagem poderiam aportar à pesquisa em educação? A bricolagem refuta o status quo, beneficiário da hierarquia, do especialismo e da fragmentação do conhecimento. Denuncia o racionalismo monológico, reducionismo do objeto e a neutralidade da ciência; condições do cientificismo e do colonialismo, que geram medo e consciência alienada, facilitando a dominação. Para além de resistir, propõe a implicação do/a pesquisador/a com rigorosidade aos contextos complexos. Concluímos ao utilizar as lentes multifacetadas da bricolagem que a educação e a pesquisa se qualificam com aportes do feminismo ecológico e decolonial ao minar o capitalismo, o patriarcalismo, os racismos, e o classismo protege modos de existências plurais e diversos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectBricolagempt_BR
dc.titleAportes na pesquisa em educação: bricolagem, ecologia e feminismospt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • PPGE: Trabalhos em eventos [46]
    Abrange os arquivos de trabalhos apresentados em eventos da área de Pós-Graduação em Educação.

Mostrar registro simples