dc.creator | Pereira, Letícia de Mattos | |
dc.date.accessioned | 2024-05-06T12:27:59Z | |
dc.date.available | 2024-05-03 | |
dc.date.available | 2024-05-06T12:27:59Z | |
dc.date.issued | 2023-02-24 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Letícia de Mattos. A tecnologia digital e a Educação Financeira: um processo de compreensão. Orientador: André Luis Andrejew Ferreira. 2023. 96 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12918 | |
dc.description.abstract | Mathematics has always played an important role in society life as well and in the workplace. As this society modernizes, new technological tools and artifacts are emerging and mathematics is becoming more and more present. The subject of this modern society begins to learn mathematics in social life, but it is at school that it intensifies, expands, and becomes formalized. Therefore, this study was prepared following the question: how does digital technology help in financial mathematics classes, and how knowledge building can help you? The aim is to investigate students learning about digital technologies related to Financial Education in the learning of 8th grade Elementary School students, highlighting their contribution to the development and training of the future citizen. The research methodology follows a qualitative approach. The resources used for data collection were open-ended questions and technological tools, as well as electronic spreadsheets, to contribute to the analysis and interpretation of the collected material. As a result, it was found that the student is able to learn and build his own knowledge, applying it to life, through the use of digital technologies allied to Financial Education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Planilhas eletrônicas | pt_BR |
dc.subject | Mathematics teaching | pt_BR |
dc.subject | Financial education | pt_BR |
dc.subject | Digital technologies | pt_BR |
dc.subject | Electronic spreadsheets | pt_BR |
dc.title | A tecnologia digital e a Educação Financeira: um processo de compreensão | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital technology and Financial Education: a process of understanding | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A matemática sempre teve um papel importante para a vida em sociedade, bem como para o mundo do trabalho. À medida que esta sociedade se moderniza, novas ferramentas e artefatos tecnológicos vão surgindo e a matemática se faz cada vez mais presente. O sujeito desta sociedade moderna começa a aprender matemática na vida social, porém é na escola que ela se intensifica, se expande e se formaliza. Portanto, este estudo foi elaborado a partir da seguinte problemática: de que maneira a tecnologia digital auxilia nas aulas de matemática financeira e como o conhecimento construído ajuda na sua vida? O objetivo é investigar a aprendizagem dos alunos a respeito das tecnologias digitais relacionadas à Educação Financeira na aprendizagem dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, destacando sua contribuição para o desenvolvimento e a formação do futuro cidadão. A metodologia de pesquisa segue uma abordagem qualitativa. Os recursos utilizados para coleta de dados foram aplicações de perguntas abertas e ferramentas tecnológicas, além do uso das planilhas eletrônicas, a fim de contribuir para análise e interpretação do material coletado. Como resultado, constatou-se que o aluno é capaz de aprender e construir seu próprio conhecimento, aplicando-o para a vida, através do uso das tecnologias digitais aliadas à Educação Financeira. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, André Luis Andrejew | |
dc.subject.cnpq1 | MATEMATICA | pt_BR |