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Contribuições teóricas e vivenciais de mulheres negras para a formação em psicologia na Universidade Federal do Rio Grande
dc.creator | Silva, Diônvera Coelho da | |
dc.date.accessioned | 2024-05-02T03:22:29Z | |
dc.date.available | 2024-05-02T03:22:29Z | |
dc.date.issued | 2023-06-02 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Diônvera Coelho da. Contribuições teóricas e vivenciais de mulheres negras para a formação em psicologia na Universidade Federal do Rio Grande. 2023. 242 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12888 | |
dc.description.abstract | The general objective of this study aims to understand the training in psychology at the Federal University of Rio Grande (FURG) from the experiential, theoretical and epistemological contributions of black students. This research is qualitative, consisting of a questionnaire and a semi-structured interview containing ten questions. Most of the interviews were carried out at the end of 2019, only one interview was carried out in the first half of 2020. We asked the researchers to choose the fictitious names to be used in this study, thus, they are called Okun —which means sea in the Yoruba language —, Celina, Girassol, Deusa — asked me to choose —, Kehinde — reference to Luísa Mahin —, Ryane — reference to poet Ryane Leão — and Resistance. The choice of the researches was carried out due to the fact that they and the author of this study shared experiences related to the process of academic formation, which served as the basis for the development of this research. In this way, we adopted the perspective of research between equals and research centered on subjects who recognize the different realities manifested by subjects considered protagonists and not objects of study. Some outcomes of this research refer to the fact that black women contest what is set in the academy, thus, they seek to bring other epistemes, theories and methodologies to the training process. In this way, a relational dynamic is established, with the tensioning of training in psychology on the part of women who need to reaffirm themselves in the face of the coloniality present in the curriculum. Black women are decolonized, as they refuse the formation that oppresses them. Therefore, no side remains the same. The researchers in this study are committed to a racialized, Afro-centered and decolonial education that encompasses training in psychology. When entering the university, black women play a fundamental role in training in psychology, as they invite all those who propose to educate and work professionally in the area to take responsibility for the process of formation and transformation of social and racial inequalities present in the social structure and training in psychology. The collectives are important for confronting the colonial formation. They are safe places of political and intellectual training for black women who together form a space of transgression and belonging. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação em psicologia | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Training in psychology | pt_BR |
dc.subject | Black women | pt_BR |
dc.title | Contribuições teóricas e vivenciais de mulheres negras para a formação em psicologia na Universidade Federal do Rio Grande | pt_BR |
dc.title.alternative | Theoretical and experiential contributions of black women to psychology training at the Federal University of Rio Grande | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Menezes, Jaileila de Araújo | |
dc.description.resumo | O objetivo geral deste estudo visa compreender a formação em psicologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) a partir das contribuições vivenciais, teóricas e epistemológicas de estudantes negras. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, constituída por um questionário e uma entrevista semiestruturada que contém dez perguntas. A maior parte das entrevistas foram realizadas no final do ano de 2019, apenas uma entrevista foi realizada no primeiro semestre do ano de 2020. Solicitamos às pesquisandas que escolhessem os nomes fictícios a serem utilizados neste estudo, assim, elas são chamadas de Okun — que significa mar na língua Iorubá —, Celina, Girassol, Deusa — solicitou que eu escolhesse —, Kehinde — referência a Luísa Mahin —, Ryane — referência a poeta Ryane Leão — e Resistência. A escolha das pesquisandas foi realizada em razão do fato de que elas e a autora deste estudo compartilharam experiências relacionadas ao processo de formação acadêmica, o qual serviu de base para o desenvolvimento desta pesquisa. Desta forma, adotamos a perspectiva de pesquisa entre iguais e a pesquisa centrada em sujeitos que reconhecem as diferentes realidades manifestas pelos sujeitos considerados protagonistas e não objetos de estudo. Alguns desfechos desta pesquisa se referem ao fato de que as mulheres negras contestam o que está posto na academia, assim, buscam trazer outras epistemes, teorias e metodologias para o processo formativo. Dessa forma, uma dinâmica relacional se estabelece, ocorrendo o tensionamento da formação em psicologia por parte das mulheres que precisam se reafirmar diante da colonialidade presente no currículo. As mulheridades negras se descolonizam, na medida que recusam a formação que as oprime. Por conseguinte, nenhum lado permanece igual. As pesquisandas deste estudo apostam numa educação racializada, afrocentrada e descolonial que abarque a formação em psicologia. Ao adentrarem na universidade, as mulheres negras cumprem com um papel fundamental na formação em psicologia, pois elas convidam todas as pessoas que se propõem a educar e atuar profissionalmente na área a se responsabilizar pelo processo de formação e transformação das desigualdades sociais e raciais presentes na estrutura social e na formação em psicologia. Os coletivos são importantes para o enfrentamento à formação colonial. Eles são lugares seguros e de formação política e intelectual para as mulheres negras que juntas formam um espaço transgressor e de pertencimento. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Accorssi, Aline | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |
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PPGE: Dissertações e Teses [794]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.