dc.creator | Fagundes, William Sidney Muniz | |
dc.creator | Souza, Márcio de | |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T17:28:22Z | |
dc.date.available | 2024-03-25T17:28:22Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | FAGUNDES, William Sidney Muniz; SOUZA, Márcio de. Os recitais do violonista espanhol Andrés Segovia em Pelotas e Porto Alegre: recepção crítica da performance e do repertório. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 30., 2021, Pelotas. Anais... Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12541 | |
dc.description.abstract | Este trabalho busca investigar a recepção crítica e o repertório dos concertos realizados no Rio Grande do Sul pelo violonista espanhol Andrés Segovia (18931987) nas turnês de 1941 e 1950. O tema de pesquisa em questão é oriundo de apontamentos advindos do projeto intitulado “O violão no Rio Grande do Sul: referenciais históricos e biográficos”, desenvolvido junto ao Grupo de Pesquisa em Ciências Musicais (CIMUS) do Centro de Artes da UFPel. Além disso, pretende-se descrever a atuação artística de Segovia a partir da recepção crítica pela mídia impressa local. Nesse sentido, parte-se do pressuposto que a crítica jornalística tem a função mediadora de aproximar do leitor os campos especializados (FREITAS, 2011). A partir da análise da narrativa publicada na imprensa sobre as turnês (1941 e 1950), busca-se também compreender as recorrências e as inovações do repertório apresentado nas duas únicas ocasiões em que o famoso violonista se apresentou no Rio Grande do Sul. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFPel | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Recitais | pt_BR |
dc.subject | Violonista | pt_BR |
dc.subject | Andrés Segovia | pt_BR |
dc.subject | Recepção crítica | pt_BR |
dc.subject | Repertório dos concertos | pt_BR |
dc.title | Os recitais do violonista espanhol Andrés Segovia em Pelotas e Porto Alegre: recepção crítica da performance e do repertório | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |