Show simple item record

dc.creatorDutra, Geovanna Caroline Zanini
dc.date.accessioned2024-03-23T11:01:59Z
dc.date.available2024-03-23T11:01:59Z
dc.date.issued2023-02-16
dc.identifier.citationDUTRA, Geovanna C. Z. As consequências do ajuste fiscal e a formação em Educação Física na UFPel a partir da implementação da Emenda Constitucional 95/2016. Orientador: Giovanni Felipe Ernst Frizzo. 2023. 145 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12519
dc.description.abstractThis study aims to present the consequences of the Constitutional Amendment 95/2016 for the formation in Physical Education at the Federal University of Pelotas (UFPel) from 2016 to 2021, taking into account the investment destined to social services and comparing it with the public expenses destined to the public debt. To this end, we make a bibliographic review analyzing scientific articles produced by researchers in the area over this period, analyze the Management Reports and internal documents of UFPel to produce data about the period and interview the Dean and Director of the Physical Education College (ESEF) at UFPel using the descriptive analysis methodology to produce an understanding of the period. The study starts from the concept of structural crisis in order to understand the exit proposal to the crisis through neoliberalism, which also affects educational institutions, especially public ones, which have their resources squeezed due to the financial reorganization that governments practice to contain investments in public services. In the end, the study concludes that there is a lack of financial resources for UFPEL, at the same time, that there is fomentation to the private higher education network, which grows much more when compared to the IFES, Federal Institutes of Higher Education. It also concludes that, despite the withdrawal of investments from public resources for UFPel, ESEF still manages to continue playing an important role in the formation of Physical Education practitioners, taking into account its importance for the free training of workers in the area.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subjectFinanciamentopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPublic universitypt_BR
dc.subjectFinancingpt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.titleAs consequências do ajuste fiscal e a formação em Educação Física na UFPel a partir da implementação da Emenda Constitucional 95/2016pt_BR
dc.title.alternativeThe consequences of the fiscal adjustment and the formation in Physical Education at UFPel since the implementation of the Constitutional Amendment 95/2016pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo apresentar as consequências da emenda constitucional 95/2016 para a formação em Educação Física na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) de 2016 a 2021, levando em consideração o investimento destinado aos serviços sociais e comparando com os gastos públicos destinados à divida pública. Para tal, faz uma revisão bibliográfica analisando artigos científicos produzidos por pesquisadores da área sobre este período, analisa os Relatórios de Gestão e documentos internos da UFPel para produzir dados sobre o período e entrevista Reitor e Diretor da Escola de Superior de Educação Física (ESES) da UFPel utilizando a metodologia de análise descritiva para produzir uma compreensão sobre o período. Parte do conceito de crise estrutural para compreender a saída para a crise por via do neoliberalismo, que também afeta as instituições de ensino, em especial as públicas, que têm seus recursos acachapados devido à reorganização financeira que os governos praticam para a contenção de investimentos em serviços públicos. Ao final, o estudo conclui que há uma defasagem de recursos financeiros para a UFPEL, ao mesmo tempo que há fomento à rede privada de ensino superior, que cresce mais em relação às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Conclui também que, apesar do desinvestimento de recursos públicos para a UFPel, a ESEF ainda consegue seguir desempenhando um papel importante para a formação em Educação Física levando em consideração a sua importância para a formação gratuita de trabalhadores e trabalhadoras da área.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Frizzo, Giovanni Felipe Ernst
dc.subject.cnpq1EDUCACAO FISICApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record