Mostrar el registro sencillo del ítem
Uma alternativa metodológica para o ensino de língua materna: Modelo Didático de Gênero (MDG) via Sequência Didática (SD)
dc.creator | Carlos, Angélica da Cruz Gonçalves | |
dc.creator | Wittke, Cleide Inês | |
dc.date.accessioned | 2024-03-05T15:55:45Z | |
dc.date.available | 2024-03-05T15:55:45Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | CARLOS, Angélica da Cruz; WITTKE, Cleide Inês. Uma alternativa metodológica para o ensino de língua materna: modelo didático de gênero (MDG) via sequência didática (SD). In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 31., 2020, Pelotas. Anais... Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12345 | |
dc.description.abstract | São inúmeras as teorias que pesquisam sobre o ensino de língua portuguesa na educação básica. Muitas delas têm como foco expandir as capacidades de linguagem do estudante para além da memorização mecânica de regras e de nomenclaturas gramaticais. Dentre esses procedimentos, propomos a utilização de uma abordagem focada no texto, e por consequência, no gênero de texto. Nessas condições, destacamos o ensino de conhecimentos linguístico, textual e discursivo de um determinado gênero, considerando sua circulação. Adotamos um modelo didático que se configura através de uma Sequência Didática (SD), pela qual podem ser realizadas atividades de leitura, produção oral e/ou escrita e análise linguística, de acordo com a necessidade de desenvolvimento das capacidades de linguagem do aluno. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFPel | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Modelo didático de gênero | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.title | Uma alternativa metodológica para o ensino de língua materna: Modelo Didático de Gênero (MDG) via Sequência Didática (SD) | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |