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dc.creatorCarlos, Angélica da Cruz Gonçalves
dc.creatorWittke, Cleide Inês
dc.date.accessioned2024-03-05T15:55:45Z
dc.date.available2024-03-05T15:55:45Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationCARLOS, Angélica da Cruz; WITTKE, Cleide Inês. Uma alternativa metodológica para o ensino de língua materna: modelo didático de gênero (MDG) via sequência didática (SD). In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 31., 2020, Pelotas. Anais... Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12345
dc.description.abstractSão inúmeras as teorias que pesquisam sobre o ensino de língua portuguesa na educação básica. Muitas delas têm como foco expandir as capacidades de linguagem do estudante para além da memorização mecânica de regras e de nomenclaturas gramaticais. Dentre esses procedimentos, propomos a utilização de uma abordagem focada no texto, e por consequência, no gênero de texto. Nessas condições, destacamos o ensino de conhecimentos linguístico, textual e discursivo de um determinado gênero, considerando sua circulação. Adotamos um modelo didático que se configura através de uma Sequência Didática (SD), pela qual podem ser realizadas atividades de leitura, produção oral e/ou escrita e análise linguística, de acordo com a necessidade de desenvolvimento das capacidades de linguagem do aluno.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFPelpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectModelo didático de gêneropt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.titleUma alternativa metodológica para o ensino de língua materna: Modelo Didático de Gênero (MDG) via Sequência Didática (SD)pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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