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O fenômeno da impostora na universidade pública: uma análise estatística
dc.creator | Mello, Simone Portella Teixeira de | |
dc.creator | Iepsen, Luã Borges | |
dc.creator | Soares, Isabel Teresinha Dutra | |
dc.creator | Rodrigues, Camilo Cardoso Hise | |
dc.creator | Hubner, Cristiane Medianeira Canabarro Flores | |
dc.date.accessioned | 2024-03-01T12:39:09Z | |
dc.date.available | 2024-03-01T12:39:09Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | MELLO, Simone Portella Teixeira de. et al. O fenômeno da impostora na universidade pública: uma análise estatística. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 12, p. 1-12, 2023. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41931. Acesso em: 19 fev. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12257 | |
dc.description.abstract | Este estudo buscou verificar se há a presença do Fenômeno da Impostora (FI) em professoras de uma universidade pública no sul do Brasil, que é quando mulheres atribuem seu sucesso à sorte ou outro fator, mas não à sua competência para chegarem aonde estão. Fez-se uma análise estatística inferencial e os resultados revelam que quanto maior a idade, menos impostoras essas docentes se consideram. Em paralelo, quanto maior o tempo de serviço na universidade, menor a presença do FI. A qualificação não interfere na maior ou menor presença do FI, assim como estar em algum cargo de chefia. Embora a literatura mostre que mulheres que trabalham em áreas predominantemente ocupadas por homens possuem maior presença do fenômeno, neste estudo isso não se evidencia. O FI é contemporâneo e está disseminado, seja em maior ou menor proporção. Os dados obtidos neste estudo indicam que parte dessas docentes precisa acreditar mais em si, desenvolvendo mais sua autoestima. A universidade precisa colaborar nisso, desenvolvendo ações que superem o “tokenismo” de modo a amenizar o cenário encontrado, que oprime e adoece. A ambivalência de ser bem-sucedida e não apreciar isso precisa mudar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNICAMP | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Fenômeno da impostora | pt_BR |
dc.subject | Síndrome da impostora | pt_BR |
dc.subject | Mulheres docentes | pt_BR |
dc.subject | CIPS - Escala do Fenômeno da Impostora de Clance | pt_BR |
dc.subject | Escala do Fenômeno da Impostora | pt_BR |
dc.subject | Imposter phenomenon | pt_BR |
dc.subject | Imposter syndrome | pt_BR |
dc.subject | Female professor | pt_BR |
dc.subject | CIPS - Clance Impostor Phenomenon Scale | pt_BR |
dc.subject | Impostor Phenomenon Scale | pt_BR |
dc.title | O fenômeno da impostora na universidade pública: uma análise estatística | pt_BR |
dc.title.alternative | The imposter phenomenon in the public university: a statistical analysis | pt_BR |
dc.title.alternative | El fenómeno impostor en la universidad pública: un análisis estadístico | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.33448/rsd-v12i6.41931 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
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