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dc.creatorNess, Roberta
dc.date.accessioned2024-02-20T17:55:21Z
dc.date.available2024-02-20
dc.date.available2024-02-20T17:55:21Z
dc.date.issued2023-06-23
dc.identifier.citationNESS, Roberta. “Nascidas no campo”: o espaço social de mulheres gestoras brasileiras atuantes em empresas rurais familiares do agronegócio. 2023. 105f. Orientador: Rodrigo Cantu de Souza. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12116
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the social space formed by Brazilian women working in rural family agribusiness companies, from the perspective of gender inequality and the intersection between family and business. Understanding that different provisions incorporated have important references in the meanings construction attributed to different ways of being a woman manager and in the comprehension which are the challenges faced in this context of tensions. The general objective was to describe the social space formed by Brazilian women managers working in rural family agribusiness companies which are serviced by a consulting company in the city of Pelotas/RS and that are part of the governance projects active in the year 2022. Methodologically, the research combined quantitative and qualitative techniques to collect the empirical data. The research gathered data about rural properties and 124 women managers, in addition to in-depth interviews with four managers. In addition, conversations were held with the psychologists responsible for providing consulting services and the family protocols of the companies surveyed were analyzed. Through the Multiple Correspondence Analysis, a graphic representation of the social space was obtained, in which at least four distinct profiles were identified, based on the combination of characteristics present in the managers, in their similarities, differences and belonging to contexts with similar or different particularities. Regarding individual experiences, based on the analysis of the narratives, it was possible to identify that the different dispositions incorporated in past experiences – in school, family and career contexts – influenced the construction of the meanings of being a female manager, in a masculinized context. Considering the tensions board, the results pointed to: high chargings on their own work; deep relationship with the family, with the business and with the rural environment; acting in sectors normalized as female even though they are occupying high positions within the organizational hierarchy; in parts, the recognition of the challenges and prejudices imposed on women, however, the naturalization of these impositions was also noticeable.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectGestão femininapt_BR
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.subjectElites ruraispt_BR
dc.subjectEmpresas rurais familiarespt_BR
dc.subjectFemale managementpt_BR
dc.subjectAgribusinesspt_BR
dc.subjectRural elitespt_BR
dc.subjectFamily farmspt_BR
dc.title“Nascidas no campo”: o espaço social de mulheres gestoras brasileiras atuantes em empresas rurais familiares do agronegóciopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisa o espaço social formado por mulheres brasileiras atuantes em empresas rurais familiares do agronegócio, a partir da perspectiva da desigualdade de gênero e da intersecção entre família e negócio. Entendendo que diferentes disposições incorporadas têm referências importantes na construção dos sentidos atribuídos a diferentes maneiras de ser mulher gestora e na compreensão de quais são os desafios enfrentados nesse quadro de tensões. O objetivo geral foi descrever o espaço social formado por gestoras brasileiras atuantes em empresas rurais familiares do agronegócio que são atendidas por uma empresa de consultoria da cidade de Pelotas/RS e que fazem parte dos projetos de governança ativos no ano de 2022. Metodologicamente a pesquisa combinou técnicas quantitativas e qualitativas para o levantamento dos dados empíricos. A pesquisa reuniu dados acerca de propriedades rurais e de 124 mulheres gestoras, além de entrevistas com roteiro semiestruturado com quatro gestoras. Além disso, foram realizadas conversas junto às psicólogas responsáveis pela prestação dos serviços de consultoria e analisados os protocolos familiares das empresas pesquisadas. Através da Análise de Correspondências Múltiplas, foi obtida uma representação gráfica do espaço social, em que foram identificados pelo menos quatro perfis distintos, com base na combinação das características presentes nas gestoras, em suas semelhanças, diferenças e pertencimento a contextos com particularidades similares ou distintas. Em relação às experiências individuais, a partir da análise das narrativas foi possível identificar que as diferentes disposições incorporadas em experiências passadas – nos contextos escolar, familiar e de carreira – influenciaram na construção dos sentidos de ser uma mulher gestora, em um contexto masculinizado. Considerando os quadros de tensões, os resultados apontaram para: alta cobrança sobre o seu próprio trabalho; relação profunda com a família, com o negócio e com o meio rural; atuação em setores normalizados como femininos ainda que estejam ocupando altas posição dentro da hierarquia organizacional; em partes, o reconhecimento dos desafios e preconceitos impostos à mulher, porém, também foi perceptível a naturalização dessas imposições.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Rodrigo Cantu de
dc.subject.cnpq1SOCIOLOGIApt_BR


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