Mostrar registro simples

dc.creatorBrisolla, Karina Constantino
dc.date.accessioned2024-01-17T19:31:10Z
dc.date.available2024-01-17
dc.date.available2024-01-17T19:31:10Z
dc.date.issued2023-03-30
dc.identifier.citationBRISOLLA, Karina Constantino. Despertando orixalidades: ética, poética e política na criação artística de crianças do Ilê Axê Mãe Nice D’Xangô, Jaguarão/RS. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Viasuais). Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11655
dc.description.abstractThe Ìyàwó in this Ilê ties the point of reflection about cognitive and social colonization into an action research. I develop the research with the children of Ilê Axé Nice D'Xangô, Terreiro settled at the foot of the quarry in Jaguarão/RS. Crossed by the experiences in this territory through the Cultural Group Abi Axé and my rooting in this space by becoming Ìyàwó – daughter of a saint –, the desire to foster the intersection between art and Candomblé through art workshops was born. These workshops were conceived from the perspective of broadening the understanding of Terreiro as an artistic/educational space of reference, that is, thinking about this territory beyond worship. In this process, I see drawing manifesting itself as the point that evokes the intersection of the sacred and the poetic dimensions from the Afro-Brazilian cosmo-perception. This is the guiding understanding of this research. In short, there are two elements that trigger this study: a) The aesthetic experiences to which I was exposed from the moment I moved to the south of the South and started to experience the culture of Terreiro. b) The drawings, the poetics, the representation of the imaginary of the child of Terreiro as a vindication of ancestry. Methodologically guided by the Pedagogy of Circularity (FERREIRA, 2021), the Em-sinagens of Terreiro (MACHADO, 2017), Pedagoginga (ROSA, 2019), Pedagogy of the Crossroads (RUFINO, 2019). I propose the discussion based on a Conceptual Xirê (PIEDADE, 2017), opposing the hierarchy of knowledge. The research proposes the intersection of ethical, aesthetic and political fields. The reflection was built on the exercise of circulating about the memories, in a return to the experiences imprinted in the memory, that is, in the reverberation and effect of the field focusing on my own body. I am interested in stimulating the emergence of a subjectivity that authorizes the insurgency movement (increasingly urgent), so I seek to resume and boost the creative power, opening up to other becomings: against hegemonic, unfinished, plural, unpredictable, circular, spiral.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectArte/educaçãopt_BR
dc.subjectPedagogias de terreiropt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectEducation of ethnic-racial relationspt_BR
dc.subjectArt/educationpt_BR
dc.subjectTerreiro pedagogiespt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.titleDespertando orixalidades: ética, poética e política na criação artística de crianças do Ilê Axé Mãe Nice D’Xangô, Jaguarão/RSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA Ìyàwó neste Ilê ata pontos de reflexões a respeito da colonização cognitiva e social em uma pesquisa-ação. Desenvolvo a pesquisa com as crianças do Ilê Axé Nice D’Xangô, Terreiro assentado aos pés da pedreira de Jaguarão/RS. Atravessada pelas vivências neste território através do Grupo Cultural Abi Axé e do meu enraizamento nesse espaço ao me tornar Ìyàwó – filha de santo –, nasce o desejo de fomentar o cruzamento entre arte e Candomblé por meio de oficinas de arte. Essas oficinas foram pensadas a partir do alargamento do entendimento do Terreiro enquanto um espaço artístico/educativo de referência, ou seja, pensando esse território para além do culto. Nesse processo, enxergo o desenho se manifestando como o ponto que evoca o cruzamento das dimensões do sagrado e do poético a partir da cosmo-percepção afro-brasileira. Essa é a compreensão oríetadora da presente pesquisa. Em suma, há dois elementos disparadores deste estudo: a) As vivências estéticas as quais fui exposta a partir do momento em que me mudei para sul do Sul e passei a vivenciar a cultura de Terreiro. b) Os desenhos, a poética, a representação do imaginário da criança de Terreiro como reinvindicação da ancestralidade. Guiada metodologicamente pelas Pedagogia da Circularidade (FERREIRA, 2021), as Em-sinagens de Terreiro (MACHADO, 2017), a Pedagoginga (ROSA, 2019) e a Pedagogia das Encruzilhadas (RUFINO, 2019), organizo a discussão a partir de um Xirê Conceitual (PIEDADE, 2017), me opondo a hierarquização dos conhecimentos. A pesquisa propõe o cruzamento dos campos ético, estético e político. A reflexão foi construída no exercício de circular sobre as memórias, num retorno às vivências impressas na memória, ou seja, na reverberação e efeito do campo incidindo sobre o meu próprio corpo. Me interessa estimular o surgimento de uma subjetividade que autoriza o movimento de insurgência (cada vez mais urgente), assim busco retomar e impulsionar a potência criadora, com abertura para outros devires: contra hegemônicos, inacabados, plurais, imprevisíveis, circulares, espiralados.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Senna, Nádia da Cruz
dc.subject.cnpq1ARTESpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples