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A instrução explícita e o ultrassom como ferramentas auxiliares na aquisição da lateral pós-vocálica do inglês
dc.creator | Teixeira, Kamila da Rosa | |
dc.creator | Gonçalves, Giovana Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2024-01-17T19:26:28Z | |
dc.date.available | 2024-01-17T19:26:28Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Kamila da Rosa; GONÇALVES, Giovana Ferreira. A instrução explícita e o ultrassom como ferramentas auxiliares na aquisição da lateral pós-vocálica do inglês. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 29., 2020, Pelotas. Anais... Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11648 | |
dc.description.abstract | Uma das dificuldades encontradas pelo falante nativo do português brasileiro (PB) no processo de aprendizagem da língua inglesa como segunda língua (L2) é a produção correta da consoante lateral pós-vocálica. Isso acontece, principalmente, porque, no PB, com exceção de algumas variações dialetais, o fonema /l/, na posição de coda, sofre processo de vocalização, ou seja, é produzido como glide posterior [w] (SILVA, 2015). Diferentemente, na língua inglesa – ainda que /l/ seja produzido de maneiras diversas, variando de acordo com a posição na palavra e/ou na frase, com a duração e, também, com o sotaque do falante (TURTON, 2017) –, as produções do fonema /l/ são divididas entre light [l] e dark-l [ɫ], o último sendo a principal produção em codas. Devido ao processo de transferência linguística, falantes nativos do PB, ao se depararem com a consoante lateral pós-vocálica em palavras da língua inglesa, como “seal”, tendem a reproduzi-la de acordo com sua língua materna: [si:w] ao invés de [si:ɫ]. A problemática aqui posta trata da aquisição do dark-l por licenciandos do curso de Letras – Português/Inglês, nativos do PB, já que estes professores em formação, quando graduados, lecionarão para indivíduos cujo único contato com a língua estrangeira poderá ser em sala de aula, demandando uma pronúncia o mais acurada possível por parte do docente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFPel | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Português brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Consoante lateral pós-vocálica | pt_BR |
dc.subject | Aparelho ultrassonográfico | pt_BR |
dc.title | A instrução explícita e o ultrassom como ferramentas auxiliares na aquisição da lateral pós-vocálica do inglês | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |