dc.creator | Jesus, Thiago Silva de Amorim | |
dc.creator | Corrêa, Josiane Gisela Franken | |
dc.date.accessioned | 2024-01-11T19:48:55Z | |
dc.date.available | 2024-01-11T19:48:55Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | JESUS, T. S. A.; CORREA, J. G. F. . No corpo do (con)texto: do tempo cotidiano, do tempo espetacular. REVISTA CENA, v. 22, p. 185-196, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/72666. Acesso em: 11 Jan. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11548 | |
dc.description.abstract | O texto aborda o corpo em relação ao tempo cotidiano, o contexto e o tempo espetacular, reflexão ancorada nas teorias de autores como Katz & Greiner (2002), Rodrigues (1975), Mauss (2002), Foucalt (1987), Gil (2004) e outros. É possível considerar que a materialização corporal produz uma asserção dos princípios e valores coletivamente instituídos pelas esferas sociais, assim como alimenta a criação de novos paradigmas e, com isso, demonstra a importância ímpar que o corpo assume para o entendimento das diferentes sociedades. O contexto da criação artística nas artes da cena mostra-se como terreno fértil para a expressividade dos sujeitos, para a projeção de novas ideias e mesmo para a invenção de novos modos comportamentais corporais, o que não diminui a relação corporal-contextual, pelo contrário, potencializa a ideia de que antes de existirem de determinado modo, estão, corpo e contexto, em constante movimento, seja no tempo cotidiano ou no tempo espetacular, retroalimentando-se e significando novos modos de ser e estar em sociedade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFRGS | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Artes cênicas | pt_BR |
dc.subject | Contexto social | pt_BR |
dc.subject | Body | pt_BR |
dc.subject | Performing arts | pt_BR |
dc.subject | Social context | pt_BR |
dc.title | No corpo do (con)texto: do tempo cotidiano, do tempo espetacular | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.22456/2236-3254.72666 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |