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dc.creatorMachado, Susana de Gusmão Silveira
dc.date.accessioned2023-12-08T12:58:32Z
dc.date.available2023-12-08T12:58:32Z
dc.date.issued2023-08-28
dc.identifier.citationMACHADO, Susana de Gusmão Silveira. Experiências de professoras da educação infantil na pandemia da COVID-19: histórias, dilemas e reflexões. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10889
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a qualitative research conducted within the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching - Professional Master's Degree at the Federal University of Pelotas. Its main objective was to investigate how four early childhood education teachers faced the challenges arising from the pandemic and what their experiences, strategies, and transformations were within this pandemic context. The COVID-19 pandemic brought significant changes to the field of education, requiring educational institutions to rapidly adapt to new ways of teaching and learning. In the context of early childhood education, this transition to remote teaching presented specific challenges considering the needs and characteristics of children in this age group. The theoretical framework addressed concepts related to remote teaching in early childhood education, emphasizing the possibilities and challenges of this teaching modality. Studies on teachers' adaptation to educational technologies and the consequent workload overload, as well as the importance of interaction and emotional support in this context, were explored. To conduct the research, qualitative data collection and analysis techniques were used, such as interviews with 4 (four) early childhood education teachers working in private and public networks, rural and urban, in the municipality of Pelotas/RS, who experienced remote teaching during the pandemic. Data analysis was performed through categorization and content analysis, aiming to identify patterns, themes, and trends in the teachers' accounts. It is expected that the results of this research will contribute to understanding teaching experiences in early childhood education in a pandemic context, providing support for the development of more effective pedagogical practices in contemporary times. Furthermore, as a means of supporting these teachers, an educational product was created, proposing a support group for schools intending to provide spaces for listening and exchange among their teaching staff.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.titleExperiências de professoras da educação infantil na pandemia da COVID-19: histórias, dilemas e reflexõespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8397403942709083pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1436864977165746pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é resultado de uma pesquisa qualitativa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional na Universidade Federal de Pelotas, que teve por objetivo geral investigar como quatro professoras da educação infantil enfrentaram os desafios decorrentes da pandemia e quais foram suas experiências, estratégias e transformações neste contexto pandêmico. A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças significativas para o campo da educação, exigindo que as instituições de ensino se adaptassem rapidamente a novas formas de ensinar e aprender. No contexto da educação infantil, essa transição para o ensino remoto apresentou desafios específicos, considerando as necessidades e características das crianças nessa faixa etária. A fundamentação teórica abordou conceitos relacionados ao ensino remoto na educação infantil, destacando as possibilidades e os desafios dessa modalidade de ensino. Foram explorados estudos sobre a adaptação dos professores às tecnologias educacionais e a consequente sobrecarga de trabalho, assim como a importância da interação e do apoio emocional nesse contexto. Para realizar a pesquisa, foram utilizadas técnicas qualitativas para a coleta e análise de dados, como entrevistas a 4 (quatro) professoras de educação infantil que atuam nas redes privadas e públicas, rural e urbana, do município de Pelotas/RS. As participantes foram professoras da educação infantil que vivenciaram o ensino remoto durante a pandemia. A análise dos dados foi realizada por meio de categorização e análise de conteúdo, buscando identificar padrões, temas e tendências nos relatos das professoras. Espera-se que os resultados dessa pesquisa contribuam para o conhecimento sobre as experiências docentes na educação infantil em contexto pandêmico, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais efetivas na contemporaneidade. Além disso, como forma de auxiliar os professores, foi criado como produto educacional, uma proposta de grupo de acolhimento para ser utilizada em instituições escolares como um espaço de escuta e trocas entre seus docentes.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Sperotto, Rosária Ilgenfritz
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


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