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Rota científica pelo bosque-sem-fim: proposta de uso das estratégias autorregulatórias a favor da alfabetização científica nos anos iniciais
dc.creator | Cigales, Juliana Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2023-11-11T12:31:38Z | |
dc.date.available | 2023-11-10 | |
dc.date.available | 2023-11-11T12:31:38Z | |
dc.date.issued | 2023-07-31 | |
dc.identifier.citation | CIGALES, Juliana Ribeiro. Rota científica pelo bosque-sem-fim: Proposta de uso das estratégias autorregulatórias a favor da Alfabetização Científica nos Anos Iniciais. Orientador: Robledo Lima Gil. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. CIGALES, Juliana Ribeiro. Scientific route through the never-ending forest: Proposal for the use of self-regulatory strategies in favor of Scientific Literacy in the Early Years. Advisor: Robledo Lima Gil. 2023. 125 f. Dissertation (Master in Science Teaching) Faculty of Education, Federal University of Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10707 | |
dc.description.abstract | The objective of the work was to investigate how Learning Self-Regulation strategies contributed to the Scientific Literacy process, based on a didactic sequence that interrelated the elements of the story “Yellow Mischief” with the Natural Sciences content proposed by the Base National Common Curricular. The research subjects were 10 children aged approximately 7 years old, from a 2nd year class. The investigation followed a qualitative line that began with a brief literature review and a period of class observation. Afterwards, a pedagogical intervention type of research was carried out, consisting of interventions and the evaluation of these interventions. Learning processes and the use of Learning Self-Regulation strategies were mediated, which stimulated Scientific Literacy, based on the active involvement of students with Science content. In this way, it was possible to identify signs of development of Learning Self-Regulation, in the cognitive, pro-social, emotional and motivational dimensions. Changes in students' Scientific Literacy related to the dimensions of autonomy, mastery and communication were also identified, especially in the aspects of creativity, decision-making, mastery and responsibility, relationship with scientific concepts, knowing how to express oneself and having good arguments. The perceived advances confirmed the articulations that were established throughout the theoretical framework and, consequently, pointed out their positive results. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Autorregulação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Learning self-regulation | pt_BR |
dc.subject | Scientific literacy | pt_BR |
dc.subject | Early years | pt_BR |
dc.title | Rota científica pelo bosque-sem-fim: proposta de uso das estratégias autorregulatórias a favor da alfabetização científica nos anos iniciais | pt_BR |
dc.title.alternative | Scientific route through the never-ending forest: proposal for the use of self-regulatory strategies in favor of scientific literacy in the early years | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho teve o objetivo de investigar como as estratégias de Autorregulação da Aprendizagem contribuíram para o processo de Alfabetização Científica, a partir de uma sequência didática que inter-relacionou os elementos da história “Travessuras do Amarelo” aos conteúdos de Ciências da Natureza propostos pela Base Nacional Comum Curricular. Os sujeitos de pesquisa foram 10 crianças de aproximadamente 7 anos, de uma turma de 2º ano. A investigação seguiu uma linha qualitativa que iniciou com uma breve revisão de literatura e um período de observação da turma. Após, realizou-se uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica composta de intervenções e a avaliação dessas intervenções. Foram mediados processos de aprendizagem e o uso de estratégias de Autorregulação da Aprendizagem que estimulou a Alfabetização Científica, a partir de um envolvimento ativo dos alunos com os conteúdos de Ciências. Dessa forma, foi possível identificar sinais de desenvolvimento da utorregulação da Aprendizagem, nas dimensões cognitivas, pró-sociais, emocionais e motivacionais. Também identificou-se mudanças na Alfabetização Científica dos estudantes relacionadas as dimensões de autonomia, domínio e comunicação, especialmente nos aspectos da criatividade, tomada de decisões, domínio e responsabilidade, relação com os conceitos científicos, saber expressar-se e ter boas argumentações. Os avanços percebidos comprovaram as articulações que foram estabelecidas ao longo do referencial teórico, e consequentemente, apontaram os resultados positivos destas. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gil, Robledo Lima | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |
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PPGECM: Dissertações e Teses [139]
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