Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorCigales, Juliana Ribeiro
dc.date.accessioned2023-11-11T12:31:38Z
dc.date.available2023-11-10
dc.date.available2023-11-11T12:31:38Z
dc.date.issued2023-07-31
dc.identifier.citationCIGALES, Juliana Ribeiro. Rota científica pelo bosque-sem-fim: Proposta de uso das estratégias autorregulatórias a favor da Alfabetização Científica nos Anos Iniciais. Orientador: Robledo Lima Gil. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. CIGALES, Juliana Ribeiro. Scientific route through the never-ending forest: Proposal for the use of self-regulatory strategies in favor of Scientific Literacy in the Early Years. Advisor: Robledo Lima Gil. 2023. 125 f. Dissertation (Master in Science Teaching) Faculty of Education, Federal University of Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10707
dc.description.abstractThe objective of the work was to investigate how Learning Self-Regulation strategies contributed to the Scientific Literacy process, based on a didactic sequence that interrelated the elements of the story “Yellow Mischief” with the Natural Sciences content proposed by the Base National Common Curricular. The research subjects were 10 children aged approximately 7 years old, from a 2nd year class. The investigation followed a qualitative line that began with a brief literature review and a period of class observation. Afterwards, a pedagogical intervention type of research was carried out, consisting of interventions and the evaluation of these interventions. Learning processes and the use of Learning Self-Regulation strategies were mediated, which stimulated Scientific Literacy, based on the active involvement of students with Science content. In this way, it was possible to identify signs of development of Learning Self-Regulation, in the cognitive, pro-social, emotional and motivational dimensions. Changes in students' Scientific Literacy related to the dimensions of autonomy, mastery and communication were also identified, especially in the aspects of creativity, decision-making, mastery and responsibility, relationship with scientific concepts, knowing how to express oneself and having good arguments. The perceived advances confirmed the articulations that were established throughout the theoretical framework and, consequently, pointed out their positive results.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAutorregulação da aprendizagempt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectLearning self-regulationpt_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subjectEarly yearspt_BR
dc.titleRota científica pelo bosque-sem-fim: proposta de uso das estratégias autorregulatórias a favor da alfabetização científica nos anos iniciaispt_BR
dc.title.alternativeScientific route through the never-ending forest: proposal for the use of self-regulatory strategies in favor of scientific literacy in the early yearspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO trabalho teve o objetivo de investigar como as estratégias de Autorregulação da Aprendizagem contribuíram para o processo de Alfabetização Científica, a partir de uma sequência didática que inter-relacionou os elementos da história “Travessuras do Amarelo” aos conteúdos de Ciências da Natureza propostos pela Base Nacional Comum Curricular. Os sujeitos de pesquisa foram 10 crianças de aproximadamente 7 anos, de uma turma de 2º ano. A investigação seguiu uma linha qualitativa que iniciou com uma breve revisão de literatura e um período de observação da turma. Após, realizou-se uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica composta de intervenções e a avaliação dessas intervenções. Foram mediados processos de aprendizagem e o uso de estratégias de Autorregulação da Aprendizagem que estimulou a Alfabetização Científica, a partir de um envolvimento ativo dos alunos com os conteúdos de Ciências. Dessa forma, foi possível identificar sinais de desenvolvimento da utorregulação da Aprendizagem, nas dimensões cognitivas, pró-sociais, emocionais e motivacionais. Também identificou-se mudanças na Alfabetização Científica dos estudantes relacionadas as dimensões de autonomia, domínio e comunicação, especialmente nos aspectos da criatividade, tomada de decisões, domínio e responsabilidade, relação com os conceitos científicos, saber expressar-se e ter boas argumentações. Os avanços percebidos comprovaram as articulações que foram estabelecidas ao longo do referencial teórico, e consequentemente, apontaram os resultados positivos destas.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Gil, Robledo Lima
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem