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dc.creatorPires, Guilherme Felipe
dc.creatorCruz, Fernando Cezar Ripe da
dc.date.accessioned2023-10-12T14:53:05Z
dc.date.available2023-10-12T14:53:05Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationPIRES, Guilherme Felipe; RIPE, Fernando. O ensino de frações em manuais de aritmética publicados em Portugal no século XVIII. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 28., 2023. Porto Alegre. Caderno de resumos [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2023. p. 187-191.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-5973-278-5
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10353
dc.description.abstractInserido no projeto intitulado “Processos históricos de educabilidades: discursos, práticas, instituições e acervos de pesquisas”, a proposta pretende contribuir com as discussões no campo da História da Educação (e) Matemática relativas aos processos de ensino da matemática em contextos socioculturais passados, qual seja o daqueles desenvolvidos por meio de impressos pedagógicos publicados no Setecentos luso. O estudo se justifica a partir da compreensão de que no período Moderno, os discursos sobre as práticas de ensino da contagem e das operações elementares da Aritmética manifestado em obras pedagógicas era limitado tanto em Portugal, quanto, e principalmente, na América Portuguesa. Contudo, no início do século XVIII, por meio da difusão da imprensa e pela proliferação das aprendizagens das leituras e escritas – especialmente com a divulgação das ideias pedagógicas que circulavam pelos grandes centros urbanos europeus – a produção de impressos produzidos por Mestres ganhou centralidade. Mesmo considerando a limitação das práticas de leitura, textos escritos por Mestres contadores (assim denominados à época os professores específicos de matemática), preceptores e pedagogos eram divulgados por editores que se firmavam cada vez mais nas cidades portuguesas, atendendo aos anseios culturais de uma população que parecia estar ávida por novos conhecimentos e desejosas pela alfabetização.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ASPHE)pt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectNúmeros fracionáriospt_BR
dc.subjectAritmética - Manuaispt_BR
dc.titleO ensino de frações em manuais de aritmética publicados em Portugal no século XVIIIpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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