dc.creator | Pires, Guilherme Felipe | |
dc.creator | Cruz, Fernando Cezar Ripe da | |
dc.date.accessioned | 2023-10-12T14:53:05Z | |
dc.date.available | 2023-10-12T14:53:05Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | PIRES, Guilherme Felipe; RIPE, Fernando. O ensino de frações em manuais de aritmética publicados em Portugal no século XVIII. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 28., 2023. Porto Alegre. Caderno de resumos [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2023. p. 187-191. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-5973-278-5 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10353 | |
dc.description.abstract | Inserido no projeto intitulado “Processos históricos de educabilidades: discursos, práticas, instituições e acervos de pesquisas”, a proposta pretende contribuir com as discussões no campo da História da Educação (e) Matemática relativas aos processos de ensino da matemática em contextos socioculturais passados, qual seja o daqueles desenvolvidos por meio de impressos pedagógicos publicados no Setecentos luso. O estudo se justifica a partir da compreensão de que no período Moderno, os discursos sobre as práticas de ensino da contagem e das operações elementares da Aritmética manifestado em obras pedagógicas era limitado tanto em Portugal, quanto, e principalmente, na América Portuguesa. Contudo, no início do século
XVIII, por meio da difusão da imprensa e pela proliferação das aprendizagens das leituras e escritas – especialmente com a divulgação das ideias pedagógicas que circulavam pelos grandes centros urbanos europeus – a produção de impressos
produzidos por Mestres ganhou centralidade. Mesmo considerando a limitação das práticas de leitura, textos escritos por Mestres contadores (assim denominados à época os professores específicos de matemática), preceptores e pedagogos eram
divulgados por editores que se firmavam cada vez mais nas cidades portuguesas, atendendo aos anseios culturais de uma população que parecia estar ávida por novos conhecimentos e desejosas pela alfabetização. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ASPHE) | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Números fracionários | pt_BR |
dc.subject | Aritmética - Manuais | pt_BR |
dc.title | O ensino de frações em manuais de aritmética publicados em Portugal no século XVIII | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |