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O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864)
dc.creator | Serralheiro, Laryssa Celestino | |
dc.date.accessioned | 2023-10-12T01:16:49Z | |
dc.date.available | 2023-10-12T01:16:49Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | SERRALHEIRO, Laryssa Celestino. O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864). In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 28., 2023. Porto Alegre. Caderno de resumos [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2023. p. 234-237. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-5973-278-5 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10338 | |
dc.description.abstract | Este trabalho a ser abordado está relacionado à minha temática da dissertação de Mestrado, a qual constitui uma análise sobre os cuidados e assistências prestados às crianças órfãs e abandonadas na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul durante o Período Imperial. Pesquisa essa associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPel, na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação, sob orientação do Prof. Elomar Tambara e Prof. Fernando Ripe. Sob imersão no meio acadêmico por estudos voltados às práticas assistenciais e encaminhamentos para um ensino escolarizado aos infantis desvalidos, a presente investigação visa analisar os processos de avanços e retrocessos da institucionalização da educação às meninas órfãs e expostas por meio da instauração do Colégio de Santa Thereza, localizado na cidade de Porto Alegre, uma vez que identificamos nos Relatórios Provinciais o desafio enfrentando por parte das autoridades políticas da Província – em torno da gestão administrativa e, principalmente, financeira – para a edificação do colégio que seria destinado às meninas órfãs e abandonadas da região. Com isso, a temporalidade abrangida está relacionada com a imposição legislativa, feita em 1845, para a fundação desse instituto assistencial-educativo até o momento que, de fato, o Colégio de Santa Thereza dá início às suas atividades em 1880. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ASPHE) | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação - História | pt_BR |
dc.subject | Colégio de Santa Thereza | pt_BR |
dc.subject | Meninas órfãs | pt_BR |
dc.subject | Projeto educacional | pt_BR |
dc.title | O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864) | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
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PPGE: Trabalhos em eventos [46]
Abrange os arquivos de trabalhos apresentados em eventos da área de Pós-Graduação em Educação.