Mostrar el registro sencillo del ítem
O ensino de multiplicação e a Teoria dos Campos Conceituais: uma prática com alunos surdos
dc.creator | Böhm, Fabiane Carvalho | |
dc.creator | Grützmann, Thaís Philipsen | |
dc.creator | Lebedeff, Tatiana Bolivar | |
dc.date.accessioned | 2023-09-21T11:53:02Z | |
dc.date.available | 2023-09-21T11:53:02Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | BOHM, FABIANE CARVALHO ; GRUTZMANN, T. P. ; LEBEDEFF, TATIANA BOLIVAR . O ensino de multiplicação e a Teoria dos Campos Conceituais: uma prática com alunos surdos. REVISTA EDUCAR MAIS, v. 7, p. 427-443, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3147. Acesso em: 21 set. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10109 | |
dc.description.abstract | Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado já concluída que abordou a temática da multiplicação na Educação de Surdos a partir da Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud. O objetivo deste artigo é descrever, discutir e analisar dois encontros, de um total de oito, realizados com estudantes surdos do Ensino Fundamental, cujo foco era o ensino da multiplicação. A produção dos dados, desta pesquisa de abordagem qualitativa, foi realizada a partir da gravação em vídeo dos oito encontros realizados, para posterior transcrição e análise. As tarefas de cada encontro foram organizadas em um grau de dificuldade crescente, acompanhando o desenvolvimento e o raciocínio dos alunos sobre o processo de multiplicação com a inserção de diferentes materiais manipuláveis. Participaram da pesquisa oito alunos surdos, de 5º e 6º anos, de uma escola bilíngue de surdos da cidade de XXX. Os principais resultados mostram a importância do uso do material concreto e visual para os alunos, levando-os a refletirem sobre os processos vivenciados em sala de aula, de forma a construírem e aprofundarem seus saberes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | CaVG/IFSul | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Campo multiplicativo | pt_BR |
dc.subject | Materiais manipuláveis | pt_BR |
dc.subject | Escola Bilíngue de Surdos | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Deaf education | pt_BR |
dc.subject | Multiplicative field | pt_BR |
dc.subject | Handling materials | pt_BR |
dc.subject | Bilingual School for the Deaf | pt_BR |
dc.title | O ensino de multiplicação e a Teoria dos Campos Conceituais: uma prática com alunos surdos | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching multiplication and the Theory of Conceptual Fields: a practice with deaf students | pt_BR |
dc.title.alternative | Enseñanza de la multiplicación y la Teoría de los Campos Conceptuales: una práctica con estudiantes sordos | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3147 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Letras Libras/Literatura Surda: Artigos avaliados por pares [32]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Letras Libras/Literatura Surda